Parque Juqueriquerê recebe quase 12 mil visitantes desde a sua inauguração

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, divulgou o balanço de visitas ao Parque Natural Municipal Juqueriquerê desde sua inauguração em 20 de abril de 2023, revelando que 11.790 pessoas já foram conhecer o local.

#PraTodosVerem: Esquilo em árvore do Parque Juqueriquerê (Jhenifer Lombardi /PMC)

Somente este ano, durante o primeiro semestre, um total de 2.799 visitantes foi ao parque, tanto para conhecer as atrações, como para fins acadêmicos e de confraternização.

Segundo o relatório de visitação pública do Parque Juqueriquerê, os dados foram coletados por meio de uma lista preenchida pelos visitantes, contendo informações como nomes completos, bairros, cidades e se estavam acompanhados por crianças.

O aumento gradual de visitas é considerado um sucesso para a cidade, ressaltando a importância do parque como uma unidade de conservação que visa preservar a fauna e a flora local, mas também estabelecer conexões com os moradores e visitantes em geral, incluindo estudantes, pesquisadores, artistas e entre outros segmentos.

Durante a temporada de verão e férias escolares, especialmente no mês de janeiro, o parque recebeu um total de 843 pessoas. Esse número variou entre 300 e 478 visitantes nos meses seguintes, mostrando uma constante curiosidade e procura pelo local.

Moradores de diversos bairros de Caraguatatuba têm prestigiado o parque, além da presença de visitantes de outras cidades, com destaque para São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, São Paulo, Guarulhos, São José dos Campos, Jacareí e muitos outros municípios, tanto do Estado de São Paulo quanto de outros Estados.

O Parque Juqueriquerê oferece diversas atrações, incluindo um observatório de aves, onde os visitantes podem avistar espécies locais, como a Saíra-sete-cores, símbolo da cidade. Seis comedouros estrategicamente distribuídos, onde os visitantes têm a oportunidade de observar diferentes espécies típicas da Mata Atlântica.

Além disso, o parque conta com trilhas interligadas que totalizam quase 1 km de extensão, permitindo que os visitantes explorem a diversidade da flora e da fauna local, desde a Trilha do Esquilo até a Trilha do Teiú e da Capivara.

Para garantir uma visita segura e educativa, todas as atividades no Parque Juqueriquerê são guiadas por profissionais especializados em meio ambiente e conservação, sendo a entrada e as atividades gratuitas. Além das belezas naturais, o parque abriga exposições temáticas e oferece a oportunidade de adquirir lembranças personalizadas, como copos, para os visitantes.

Serviço:

O Parque fica localizado na Avenida José Herculano, 5.030, bairro Porto Novo, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Logo Oficial ODS
Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de