Parque Natural Juqueriquerê recebe exposições acadêmica e artística

O Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, recebeu duas novas exposições abertas ao público em sua instalação.

#PraTodosVerem: Mão segura vidro com espécies de crustáceos (Foto: Divulgação/PMC)

Uma delas trata-se da pesquisa que utiliza macroinvertebrados como bioindicadores da qualidade da água do Rio Juqueriquerê. Um projeto desenvolvido pelo graduado em Ciências Biológicas, Rickson Drobinich do Nascimento, e exposto em parceria com o Centro Universitário Módulo.

Em um olhar técnico para a saúde do Rio Juqueriquerê, a ferramenta principal não é a análise química, mas sim o estudo de criaturas aquáticas: os macroinvertebrados.

Essa classe inclui larvas de insetos, crustáceos e outros invertebrados extremamente sensíveis às mudanças no ambiente. Sua presença ou ausência, além da abundância de cada espécie, indica a saúde do ecossistema aquático.

A pesquisa, que já está em fase de apresentação dos resultados, analisou três diferentes pontos ao longo do Rio Juqueriquerê. Os pesquisadores encontraram mais de 2.900 indivíduos pertencentes a 21 famílias, incluindo algumas espécies pouco estudadas.

Exposição de cerâmica

Em outra sala, os visitantes poderão apreciar uma exposição que celebra a biodiversidade em um olhar singular da ceramista Claudia Canova.

Chamada “Entre as cores: da serra ao mar”, a mostra é uma parceria com a Fundacc, que traz à tona a importância dos pequenos seres vivos, muitas vezes ignorados, e a sua relação fundamental com o equilíbrio ecológico.

Com um olhar sensível e técnicas tradicionais, Canova transforma os insetos, como borboletas e besouros, em protagonistas de suas obras. Através de esculturas em cerâmica, a artista mostra a beleza e a fragilidade da vida em seus mínimos detalhes.

A técnica do Engobe, um método ancestral de coloração do barro, utilizado pelos povos originários e aprimorado pela artista desde 2013 em parceria com o Grupo Ubuntu Caraguá Ceramistas, confere um caráter único a cada peça. A queima em Raku, outra técnica tradicional, realça a beleza natural dos materiais e a singularidade da obra.

Ambas as exposições são gratuitas e abertas ao público em geral no Parque Juqueriquerê, que fica localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo. O local funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Logo Oficial ODS
Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de