Escola do Jetuba leva para discussão pedagógica prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Auracy Mansano, localizada no bairro Jetuba, lembrou o Dia Nacional de Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com diversas atividades.

#PraTodosVerem: Alunos da EMEF participam de dinâmica sobre o tema Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A campanha ocorre em 18 de maio e a unidade escolar trabalhou o tema durante toda a semana para alcançar os estudantes de todos os segmentos.

A iniciativa contempla o calendário escolar e prevê ações orientadoras, tendo como objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência de abuso e exploração sexual nesta faixa etária, além de proporcionar uma reflexão sobre o índice de crianças e adolescentes que vivenciam esse drama.

As professoras Gisele Vareschi, Carla Cândido Andrade e Rubia Rosa planejaram em conjunto as aulas da semana, abordando o tema com as turmas dos sextos aos nonos anos do Ensino Fundamental II.

#PraTodosVerem: Painel do Dia Nacional de Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A proposta da atividade foi inicialmente realizar uma roda de conversa levantando os conhecimentos prévios que os estudantes têm sobre o assunto, em seguida compartilharam dois vídeos informativos mostrando os riscos aos quais estão expostos todos os dias nas redes sociais, seja através de jogos online, aplicativos, salas de bate-papo entre outros. Foi mostrada ainda a forma como os aliciadores abordam os menores aproveitando-se de sua vulnerabilidade e exposição nas redes.

No segundo momento, foi proposta a leitura de diversas reportagens (impressas) com a finalidade de levá-los à reflexão de que os abusos também acontecem dentro de casa e, geralmente, o abusador é um familiar.

Como atividade de fixação, eles realizaram a escrita de mensagens, nas quais o objetivo é de conscientizar, alertar e/ou denunciar supostos abusos e casos de exploração utilizando o contato do disque 100 (canal de denúncia).

Para fechar a semana, a unidade escolar elaborou um painel com a “arte” do Dia Nacional de Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, disponibilizando duas caixas de acrílico com as mensagens escritas por eles, onde, assim, puderam compartilhar dos momentos de fala dos colegas para se informarem e conscientizarem.

“Ao decorrer da semana, pôde-se perceber que as aulas despertaram bastante interesse por parte dos estudantes, aos lerem as notícias sobre as diversas maneiras envolvendo a prática de abuso e exploração sexual notou-se um espanto, já que muitos desconheciam essa realidade. Acredita-se que este ano mais um passo foi dado em direção à mobilização, sensibilização e orientação à sociedade para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Acredito ter sido um momento proveitoso, descontraído e de muito aprendizado, que levaremos para a vida”, destacou a professora coordenadora mediadora, Gisele Vareschi.

Logo Oficial ODS
Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de