Mobilização pela doação de sangue movimenta banco da Santa Casa de Santos

A mobilização pelo Dia do Doador de Sangue (14 de junho) prosseguiu neste sábado (15) movimentando o banco de sangue da Santa Casa de Santos. E o motivo não podia ser mais nobre: praticar um gesto de solidariedade que salva vidas. Somente no período da manhã, mais de 90 pessoas participaram da 6ª Ação de Doação de Sangue, organizada pela Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), da Prefeitura de Santos.

A Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria de Segurança (Seseg), mais uma vez esteve presente para colaborar com a ação. “Este é um gesto de solidariedade, mas que também aproxima as pessoas. A Guarda é parceira da comunidade em diversas campanhas, como nessa da doação de sangue, na arrecadação de agasalhos, em situações de enchentes ou calamidades públicas. Enfim, estamos sempre presentes para ajudar”, ressalta o subcomandante da corporação, Marcelo do Santos Silva.

A campanha também contou com representantes dos moto clubes Insanos e Lokas. “É importante fazer a conscientização porque a doação de sangue não pode ser uma coisa focada em apenas um dia. A população tem que entender que é uma campanha que deve ser realizada sempre, para ajudar a manter os estoques abastecidos”, destaca Célia da Silva Nascimento, representante da social regional do Lokas Moto Clube.

O diretor da divisão Praia Grande do Insanos Moto Clube, Marcelo Feliciano, diz que a atitude dos motociclistas já é um hábito e tem como objetivo incentivar cada vez mais a participação da população. “É muito importante se conscientizar para poder fortalecer essa corrente. As pessoas têm que ter consciência de que, com uma bolsa de sangue, quatro vidas são salvas”.

A vice-prefeita Renata Bravo lembra que a doação de sangue é tão importante que faz parte do calendário oficial da Cidade. “Hoje o mais importante de tudo é a conscientização, de dizermos para as pessoas o quanto é importante que façam as suas doações. Os bancos de sangue agradecem muito quando realizamos essas parcerias, mobilizamos a Guarda Municipal, os moto clubes e toda a sociedade para estarem aqui”.

COMO DOAR

Os interessados em doar sangue devem apresentar documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos (pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhadas dos responsáveis), mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não terem consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estarem alimentadas.

Santos conta com dois pontos de coleta de sangue: o Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro (Rua Oswaldo Cruz, 194, no Boqueirão), que funciona de segunda a sábado das 8h às 12h30, e o Banco de Sangue da Santa Casa (Av. Cláudio Luiz da Costa, 50, Jabaquara), de segunda a sexta, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h.

 

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de