Claudia Canova realiza exposição de cerâmica “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Parque Natural Municipal do Juqueriquerê sedia a mostra até 14 de agosto. No dia 22 de junho, será realizada uma visita com audiodescrição

A ceramista Claudia Canova leva para o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê sua exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”. Realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, fica em cartaz até o dia 14 de agosto e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.

#PraTodosVerem: Obra em cerâmica

A mostra conta com um acervo de 14 peças de cerâmica com acabamento em engobe, mandalas com joaninhas, resultado do trabalho de alunos das oficinas de engobe, ministradas no mês de abril e maio por Canova.

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Mais do que uma mera mudança de escala, a artista nos convida a repensar a importância crucial desses seres minúsculos para o equilíbrio ecológico. Borboletas, besouros e outros insetos, que muitas vezes passam despercebidos em nosso dia a dia, são elevados à categoria de protagonistas, assumindo o papel principal em uma história que se desenrola em cada peça.

#PraTodosVerem: Obra em cerâmica

Com a aplicação da técnica do Engobe – método de coloração do barro que faz parte dos fazeres tradicionais dos povos originários e que desde 2013 vem sendo estudado pela artista ao lado do Grupo Ubuntu Caraguá Ceramistas –, utilizada também para queima de Raku, Canova imprime em cada obra um caráter único e irrepetível, reforçando a importância da preservação da biodiversidade.

Ao dar voz a esses seres tão frequentemente marginalizados, a artista nos convida a repensar nossa relação com a natureza e a buscar um futuro mais sustentável, reconhecendo a importância de cada criatura na complexa teia da vida.

Visita com audiodescrição

No dia 22 de junho, será realizada uma visita com audiodescrição, um evento em conjunto com Marlene Eleutério, pedagoga, especialista em educação especial, técnica do programa do Governo do Estado – Meu Emprego Apoiado. É também professora de artes e artesã.

Audiodescrição é um recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual. O recurso consiste na tradução de imagens em palavras.

Após a visita, será realizada uma oficina de cerâmica ministrada pela ceramista.

Parque Natural Municipal do Juqueriquerê

Localizado às margens do Rio Juqueriquerê, o Parque é a primeira unidade de conservação de proteção integral municipal, cujos objetivos são a preservação dos ecossistemas e biodiversidade e a realização de pesquisa científica.

Com uma área de aproximadamente 35.000,00m², demonstra sua importância e significância no cenário nacional de Unidades de Conservação e em relação ao ambiente que está inserido, um local de extrema urbanização e na maior bacia hidrográfica do litoral norte, a do Rio Juqueriquerê.

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê está localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo, Caraguatatuba – SP.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de