Artistas orientadores e funcionários das Oficinas Culturais participam da Roda de Conversa ‘Setembro Amarelo’

Os artistas orientadores e funcionários dos Centros Culturais da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba participaram, na última quinta-feira (29), da Roda de Conversa ‘Setembro Amarelo’, com a psicóloga do Instituto Federal (IFSP) Cristina Daniel.

Na ocasião, foi realizado um bate-papo com foco na prevenção ao suicídio e aos sinais que jovens e adolescentes têm apresentado em salas de aula após o período da pandemia da Covid-19, que se alastrou pelo mundo e manteve as pessoas em isolamento social quase por dois anos.

“A pandemia teve consequências negativas para toda a sociedade, mas as crianças e os adolescentes sofreram mais, justamente, porque têm menos maturidade. Não é que eles ficaram dois anos sem ir para a escola e perderam apenas os conteúdos, elas perderam dois anos de convivência social em um ambiente que é fundamental para seu desenvolvimento”, alertou a psicóloga.

#PraTodosVerem: Imagens capturadas durante a Roda de Conversa do Setembro Amarelo no Auditório Maristela de Oliveira (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

De acordo com Felipe Leite, diretor de Cultura da Fundação, “desde a retomada das atividades presenciais, em 2022, nossa maior preocupação é com as questões ligadas à saúde mental dos nossos alunos, em especial dos mais jovens. Por isso, achamos de extrema importância uma ação como esta, que possa preparar nossos artistas orientadores e funcionários para identificar e oferecer ajuda em casos como estes”.

Para presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, “é importante debatermos temas como a depressão e o suicídio, principalmente quando estamos lidando com tantos jovens, crianças e adolescentes. Precisamos estar preparados para acolher e ajudar as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise, e fazê-las buscarem ajuda para que possam entender que a vida é sempre a melhor escolha”, declarou.

Em Caraguatatuba, a saúde pública conta com serviços na Atenção Primária e Especializada, que oferecem apoio em saúde mental, como é o caso dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), nas modalidades: Adulto, Infanto-juvenil e Álcool e Drogas.

Confira os endereços dos CAPS abaixo:

  • Centro médico público em Caraguatatuba

Endereço: Avenida Rio de Janeiro, 376 – Jardim Primavera

Telefone: (12) 3886-1201

  • Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II)

Endereço: Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré, Caraguatatuba –

Telefone: (12) 3883-9081

  • CAPS AD CARAGUATATUBA (Programa de tratamento ao alcoolismo)

Endereço: Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Travessão

Telefone: (12) 3885-4600

  • Saúde Mental / Projeto Crescer

Endereço: Avenida Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, 495 – Indaiá,

Telefone: (12) 3883-1309

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de