Alunos do colégio Anglo Módulo de Caraguatatuba visitam Ecoponto e Cooperativa de reciclagem

Os alunos do colégio Anglo Módulo, de Caraguatatuba, tiveram a oportunidade de visitar o Ecoponto da Martim de Sá e a Cooperativa Maranata nesta quarta-feira (20). As atividades em ambos os locais foram coordenadas pela diretora do setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tatiana Scian.

#PraTodosVerem: Alunos, professora e a diretora do setor de educação ambiental, Tatiana Scian estão juntos para a foto da turma (Foto: Divulgação/PMC)

Direcionados pela professora Clélia Brito, os alunos realizaram a visita com propósito de reforçar o que eles aprendem em sala de aula: a importância do descarte correto do lixo e as boas práticas de sustentabilidade.

Ao todo, 13 alunos com idade entre seis e nove anos participaram da atividade externa. A professora Clélia ministra a disciplina de hortoterapia, que aborda temas relacionados ao meio ambiente e, com isso em vista, aproveitou para levar os alunos ao Ecoponto e Cooperativa municipal. “Decidimos trazer mais uma turma ao Ecoponto da Martim de Sá para que eles tenham a chance de conhecer o local adequado para o descarte de resíduos não orgânicos. A expectativa é que eles transmitam esse conhecimento aos pais e os conscientizem sobre a importância dessas práticas”, explicou a professora.

A apresentação do Ecoponto foi realizada por Tatiana Scian e, durante a apresentação, os alunos puderam aprender sobre os diferentes tipos de resíduos recolhidos no local e como o descarte correto é fundamental para a reciclagem.

#PraTodosVerem: Alunos acompanham explicação da diretora do setor de educação ambiental, Tatiana Scian (Foto: Divulgação/PMC)

Os Ecopontos Municipais são locais destinados ao descarte de resíduos de construção civil, poda de árvores, eletrodomésticos, móveis, lâmpadas e materiais recicláveis para a coleta seletiva.

Durante a visita, a aluna Eloah Mapelli, que já recebe ensinamentos sobre meio ambiente e sustentabilidade pelos pais, fez diversos apontamentos importantes. Questionada sobre a importância de conhecer o Ecoponto, ela destacou a responsabilidade ambiental. “Todos devem conhecer os Ecopontos e descartar o lixo no local correto, pois resíduos como plástico e papel prejudicam a natureza, que nos fornece oxigênio para respirar. Por isso, é fundamental agirmos de forma correta”, destacou.

A Cooperativa Maranata, localizada no bairro Rio do Ouro, foi o segundo local visitado. Lá, eles tiveram a oportunidade de conhecer os funcionários e entender melhor para onde vão todas as garrafas plásticas, papelão e eletrônicos que são descartados nos Ecopontos.

Durante a visita, os alunos puderam tirar dúvidas e conhecer todo o processo realizado pelos funcionários. Essa experiência também teve o propósito de conscientização tanto para o meio ambiente, como para as diferentes realidades sociais.

A preservação do meio ambiente começa com a participação ativa da sociedade. A reciclagem, além de economizar recursos naturais por meio da reutilização de produtos, gera renda para muitas pessoas que trabalham em cooperativas, seja na separação de resíduos ou como catadores de lixo.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de