Próxima pandemia não é questão de ‘se’, mas de ‘quando’ irá acontecer, diz diretor da OMS

O Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou a inevitabilidade de futuras pandemias e a necessidade de a comunidade internacional se preparar para enfrentar essa ameaça. Em um vídeo publicado em seu perfil nas redes sociais, Tedros declarou que a próxima pandemia não é uma questão de ‘se’ acontecerá, mas de ‘quando’ ocorrerá.

Na mensagem, ele destaca a importância de evitar repetir erros do passado e diz que os Estados-Membros da OMS estão em negociações para estabelecer um novo “Pandemic Accord” e emendar o Regulamento Sanitário Internacional, com o objetivo de fortalecer o arcabouço jurídico para a resposta global a pandemias.

Tedros instou os membros da União Interparlamentar a apoiarem essas negociações para que sejam concluídas a tempo da Assembleia Mundial da Saúde de 2024, alegando a responsabilidade de garantir um futuro mais seguro para as próximas gerações e evitar o ciclo de pânico e negligência que expôs o mundo à vulnerabilidade.

A 77ª Assembleia Mundial da Saúde, onde representantes de todos os Estados Membros da OMS se reúnem anualmente em Genebra, está programada para ocorrer de 27 de maio a 1 de junho de 2024.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de