Nutricionista cita 10 alimentos antienvelhecimento que podem transformar sua pele; veja lista

Consumir alimentos ricos em nutrientes, com antioxidantes e gorduras saudáveis, ajuda o corpo a funcionar melhor. Quando o organismo opera bem, o reflexo surge no maior órgão, no caso, a pele. Entretanto, quando a alimentação tem como base itens ultraprocessados, gordurosos e com alto índice de açúcar, a cútis tende a ficar oleosa, flácida e com espinhas.

O portal de saúde e bem-estar Healthline entrevistou a nutricionista Nathalie Rhone para saber quais alimentos funcionam como uma fórmula antienvelhecimento. De acordo com a especialista, séruns, hidratantes e boosters costumam fazer milagres dermatológicos, mas, internamente, a função está a cargo principalmente da alimentação.

A seguir, veja quais alimentos combatem a pele opaca e o surgimento de linhas finas, rugas e sinais de envelhecimento.

Eleito por pesquisadores da William Paterson University, dos Estados Unidos, como o alimento mais saudável do mundo, o agrião é rico em ferro, potássio, magnésio, cálcio e diversos antioxidantes, sem contar as vitaminas A, C, K, B1 e B2. Não só isso, o vegetal tem o potencial de desintoxicar o corpo e purificar o sangue.

Segundo a nutricionista, o agrião dispõe de propriedades antissépticas internas para a pele, aumenta a circulação e entrega minerais a todas as células do corpo, o que contribui com a maior oxigenação da cútis. Por ser uma fonte com índice elevado das vitaminas A e C, o alimento neutraliza os radicais livres, evitando o aparecimento de rugas.

Nathalie destacou que os pimentões vermelhos estão “carregados” de nutrientes capazes de amenizar os sinais do envelhecimento. “Além do alto teor de vitamina C — que é boa para a produção de colágeno —, o vegetal dessa cor contêm poderosos antioxidantes chamados carotenoides”, reforçou a expert em nutrição.

Conforme explicou a especialista, os carotenoides são pigmentos responsáveis por colorir frutas e legumes de vermelho, laranja e amarelo. “Essas substâncias têm uma variedade de propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a proteger a pele de danos causados pelo sol, poluição e toxinas”, acrescentou.

Diante da quantidade de bons nutrientes do mamão, Nathalie o classifica como “superalimento”. A fruta apresenta antioxidantes, vitaminas e minerais que, juntos, melhoram a elasticidade da cútis e também ajudam a minimizar o surgimento de rugas e linhas finas. Entre as substâncias presentes na opção estão fósforo, potássio e magnésio.

“O mamão traz uma enzina chamada papaína, que oferece benefícios antienvelhecimento adicionais, funcionando como um dos melhores agentes anti-inflamatórios da natureza. Também é encontrada em muitos produtos esfoliantes”, frisou a nutricionista. Ela sugere comer a fruta e usar produtos com papaína na composição por beneficiar a cútis.

“Os mirtilos são ricos em vitaminas A e C, bem como em um antioxidante que desafia o envelhecimento, chamado antocianina. É isso que dá à fruta a bela e profunda cor azul”, realçou Nathalie. Consumir o alimento faz com que a pele fique prevenida da perda de colágeno e protegida de danos resultantes da exposição ao sol, estresse e poluição.

Segundo a nutricionista, o brócolis é “uma potência anti-inflamatória e antienvelhecimento”. Ingerir o vegetal turbina o organismo de cálcio, luteína, folato, fibras, antioxidantes e vitaminas C e K. “O corpo precisa de vitaminas C para a produção de colágeno, a principal proteína que confere força e elasticidade à pele”, esclareceu.

Mais uma verdura, o espinafre contribui com a hidratação. Rico em luteína, ferro, magnésio e as vitaminas A, C, E e K, o alimento soma antioxidantes que contribuem com a oxigenação e o reabastecimento de todo o corpo. “A vitamina K ajuda a reduzir a inflamação nas células”, afirmou a expert. Ela aconselha adicionar o vegetal na salada.

“As nozes, especialmente as amêndoas, são uma grande fonte de vitamina E, que colabora com a reparação do tecido da pele, retém a umidade e protege-a dos danos dos raios UV”, esclareceu Nathalie. Esse tipo de oleaginosa traz na composição alto índice de ácidos graxos ômega 3. A substância fornece brilho à cútis e preserva a barreira natural.

De acordo com a especialista em nutrição, o abacate acumula uma série de nutrientes que tendem a prevenir os efeitos negativos do envelhecimento, são eles, o potássio e as vitaminas A, B, C, E, e K. “O conteúdo de carotenoide impede toxinas e danos causados pelos raios solares de prejudicar a pele, também a protege contra o câncer”, reforçou.

A cor amarelada da batata-doce é resultado da presença do antioxidante chamado betacaroteno. O nutriente se transforma em vitamina A no organismo, conforme detalhou Nathalie Rhone. “Restaura a elasticidade da pele, promove a renovação das células e, em última análise, contribui para a aparência jovem”, complementou.

A listagem elaborada pela nutricionista traz as sementes de romã na última colocação. O alimento protege o corpo dos danos dos radicais livres e reduz os níveis de inflamação. “Essas frutas saudáveis contêm o composto punicalaginas, capaz de preservar o colágeno da pele e retardar os sinais de envelhecimento”, concluiu.

Metrópoles

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de