Lábios ressecados podem significar mais que desidratação e pode estar ligado a doenças sérias; Saiba mais

Com as altas temperaturas batendo nos termômetros de boa parte do Brasil, a pele tende a ficar mais seca e a hidratação precisa de manutenção redobrada!

A pele dos lábios é uma das mais finas em comparação ao restante do corpo e, portanto, acaba sofrendo um impacto maior e mais visível: eles ficam ressecados, com rachaduras e, em alguns casos, até com feridas.

Acontece que, além do tempo seco, outros motivos podem estar estimulando esse ressecamento. Ele pode, sim, ser resultado de uma falta de hidratação e é bem simples de resolver com bastante ingestão de água e cosméticos labiais. Por outro lado, Nara Negretti, do Centro Integrado de Dermatologia Fleury, explica que este quadro pode esconder sinais de doenças menos visíveis, porém mais graves.

Ao gshow, a dermatologista apresenta os principais motivos que levam os lábios a ficarem mais secos, desde casos mais leves até os mais sérios. Lembrando que esta matéria não é feita com o intuito dos leitores se autoexaminarem: ao menor sinal, procure um médico e jamais se automedique!

A médica explica que por ter uma camada mais fina de pele, os lábios ficam “mais suscetíveis a agressões externas”. E, para aliviar essa sensação de boca ressecada, é quase automático que muita gente passe a língua, né? Mas a acidez da saliva só piora a situação, já que ela seca rapidamente e os deixa ainda mais seco:

“À medida que a saliva seca, retira ainda mais umidade dos lábios. Além disso, ela contém enzimas digestivas destinadas a quebrar alimentos. Quando aplicadas nos lábios, essas enzimas podem irritar a pele delicada dessa área. E mais: a saliva pode alterar o pH natural dos lábios, tornando-os mais suscetíveis a rachaduras e ressecamento.”

O açúcar é campeão neste tópico! Nara detalha que a esfoliação com açúcar e óleo de coco ou azeite pode até ajudar a remover células mortas da superfície dos lábios e dar aquela sensação mais aveludada… Mas isso fica só na aparência mesmo. Ela sugere, por exemplo, que esse processo poderia ser feito antes da aplicação de um hidratante labial:

“O açúcar em si não possui propriedades hidratantes. Então, após a esfoliação, é importante aplicar um bom bálsamo ou óleo labial para fornecer hidratação aos lábios. Mas esfoliação excessiva pode ser prejudicial e causar mais ressecamento ou irritação: faça-o com moderação (por exemplo, uma vez por semana), suavidade e, se os lábios estiverem muito rachados, feridos ou irritados, evite a esfoliação.”

Fonte: GShow.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de