Vingança? Moraes zomba de frase de Eduardo sobre fechar STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes resgatou uma antiga frase do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nesta quarta-feira (22), e ironizou. O parlamentar havia dito que seriam necessários “um soldado e um cabo” para fechar o STF. Moraes declarou que, agora, o “cabo, o soldado, o coronel” estão presos e a Suprema Corte segue funcionando.

A provocação foi feita durante um seminário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Corte presidida por Moraes, sobre inteligência artificial, democracia e eleições. O magistrado não fez qualquer referência nominal a Eduardo Bolsonaro, mas disse que “todos se recordam” da declaração feita em 2018. Ao mencionar os atos radicais de 8 de janeiro, Moraes citou as investigações envolvendo militares e se regozijou.

– Todos se recordam que bastava um cabo e um soldado para fechar o Supremo Tribunal Federal. O cabo, o soldado, o coronel, estão todos presos. E o Supremo Tribunal Federal aberto, e funcionando. Mas se disse que bastaria um cabo e um soldado – alfinetou.

O ministro comentou ainda o que chamou de confronto ao Judiciário promovido pelo “novo populismo”.

– Como não foi um cabo e um soldado, foram milhares de pessoas que destruíram o prédio do Supremo Tribunal Federal. Se foi para o confronto ao Judiciário, para tentar, exatamente, garantir esse novo populismo.

Em julho de 2018, quando perguntado sobre uma possível atuação do STF a fim de impedir a posse de Jair Bolsonaro (PL), então candidato ao primeiro mandato como presidente da República, Eduardo Bolsonaro respondeu:

– Aí, já está encaminhando para um estado de exceção. O STF vai ter que pagar para ver. E aí, quando ele pagar para ver, vai ser ele contra nós. Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, você sabe o que faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de