Venezuela repudia a presença do Comando Sul dos EUA na Guiana e alerta sobre ameaça à ‘zona de paz’

Após o presidente da Guiana, Irfaan Ali, autorizar a presença do Comando Sul dos Estados Unidos no país, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela denunciou a decisão, classificada pela pasta como “imprudente”. O anúncio, feito nesta quarta-feira, ocorre em meio à disputa territorial de Georgetown com Caracas pelo território de Essequibo.

“A Venezuela denuncia, perante a comunidade internacional e, especificamente, perante à Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (CELAC), a atitude imprudente da Guiana, que, agindo sob o mandato da transnacional estadunidense ExxonMobil, está abrindo a possibilidade de instalação de bases militares por uma potência imperial, ameaçando a zona de paz delineada nessa região”, diz o comunicado.

A pasta também denunciou que essas ações “agravam a disputa territorial”, e ocorrem após o referendo consultivo que a Venezuela realizou no último domingo. Nele, de acordo com números do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), 10,4 milhões de pessoas participaram em apoio à anexação do território e criação do estado Guiana Essequiba.

O Globo

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de