Urna eletrônica com defeito atrasa fim da apuração no AM

A apuração dos votos nas eleições de 2022 ainda não está concluída somente no Estado do Amazonas. Na manhã desta terça-feira, 4, o Tribunal Superior Eleitoral havia computado o resultado de 99,99% das urnas em todo o país.

O atraso na apuração está relacionado à substituição de uma urna eletrônica no interior do Estado. Por essa razão, o aparelho deu lugar às cédulas de papel. O caso aconteceu em Coari. A cidade tem 45 mil habitantes e fica a cerca de 400 quilômetros da capital, Manaus.

Os votos precisam ser contados na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em Manaus. O trajeto para levar as cédulas está causando a demora.

“A informação que obtivemos é que houve um problema com uma seção no município de Coari, cuja votação na urna eletrônica precisou ser substituída pela votação em cédula”, informou o TRE-AM, em nota dirigida à imprensa. “O local é de difícil acesso, se dá por via aérea ou fluvial.”

Mesmo com a apuração não concluída, tanto a eleição presidencial quanto aquela para o governo do Estado já estão definidas: segundo turno nas duas situações. Na corrida para o Planalto, a disputa ocorre entre Jair Bolsonaro (PL), atual presidente, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ex-presidente, que já foi condenado por corrupção. Para o governo estadual, os candidatos no segundo turno são Wilson Lima (União Brasil), que tenta a reeleição, e Eduardo Braga (MDB).

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de