TCU diz que Bolsonaro ficou com 17 presentes de “elevado valor”

Em relatório de fiscalização, o Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou que 128 presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) em delegações estrangeiras deveriam ter sido incorporados ao acervo público, e que 17 deles são de “elevado valor comercial”.

O documento, produzido pela Secretaria de Controle Externo, diz que a gestão do ex-chefe do Executivo não apresentou justificativa para ficar com os presentes.

– Não foram identificadas quaisquer fundamentações aptas a justificar a distribuição dos itens entre os acervos público [patrimônio da União] e documental privado do ex-presidente. Também foi constatado que há presentes recebidos pelo ex-presidente que não foram registrados. Essas constatações são decorrentes de deficiências existentes no processo de trabalho correlato ao recebimento e à incorporação desses bens – declarou o órgão.

Ainda conforme o TCU, o ex-chefe do Executivo recebeu 9.158 presentes na época em que estava na função. Dentre eles, 295 vieram de autoridades internacionais, sendo que 240 foram incluídos em seu acervo privado, e 55 no Patrimônio da União.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de