STF define data do julgamento das emendas de relator

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu a data para a Corte analisar a constitucionalidade do pagamento das emendas de relator (RP-9), que chegaram a ser chamadas de “orçamento secreto”. O julgamento terá início na próxima quarta-feira (7).

De acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, a Corte deve declarar que as emendas sem transparência são inconstitucionais.

No dia 5 de novembro, Rosa Weber determinou, a pedido de partidos políticos, a suspensão integral e imediata da execução das emendas de relator. A decisão da ministra foi referendada em julgamento pelo plenário da Corte, por 8 votos a 2, em análise que finalizou no último dia 10 de novembro.

A presidente da Corte, no entanto, acabou liberando a volta do pagamentos após pedido feito pelos presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de