Pré-candidatos ao Planalto debatem união de centro

Em mais um lance da movimentação dos pretendentes a ocupar a chamada terceira via na eleição presidencial, três pré-candidatos participaram nesta sexta-feira, 18, de um debate em São Paulo. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos), a senadora Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe d’Avila (Novo) falaram para uma plateia de empresários, num evento promovido pelo Grupo Lide. O governador do Estado, João Doria, um dos fundadores da entidade, e pré-candidato do PSDB ao Planalto, não participou.

De forma geral, os três defenderam uma candidatura única da terceira via, com base em critérios de desempenho e rejeição nas pesquisas eleitorais. Moro abriu a roda de pronunciamentos em defesa de uma união de centro para enfrentar a atual polarização entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro. E descartou a hipótese de desistir da disputa pelo Planalto para concorrer a uma cadeira no Senado ou na Câmara dos Deputados. “Vou até o fim, alguém precisa falar a verdade em 2022.”

Simone Tebet perguntou: “Como nos unir agora sem saber quem é o candidato ideal para romper essa polarização?” Segundo ela, deverão ser levadas em conta não apenas as pesquisas quantitativas, de intenção de voto, mas também os índices de rejeição.

Luiz Felipe d”Avila seguiu o mesmo raciocínio, ressaltando a importância de conciliar o maior potencial de crescimento da candidatura com a baixa rejeição. “Isso pode indicar que alguém comece ter tração e o endosso da população.”

 


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de