Partido de Moro tem dirigente condenado por nepotismo

Partido do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, o Podemos possui em seus quadros um dirigente que já foi condenado por nepotismo. Trata-se de César Silvestri Filho, que é o presidente da sigla no Paraná, de acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles.

Silvestri Filho já foi prefeito de Guarapuava (PR) entre os anos de 2012 a 2020. No período, o político chegou a ser alvo da Justiça, assim como sua equipe.

Em 2013, informou o veículo, a secretária de Educação, Sandra Zannette, e o secretário de Obras, Edson Sanches, do município foram presos devido a uma fraude na licitação para o espetáculo “A paixão de Cristo”.

Em 2015, novos problemas na Justiça. Tanto Silvestri Filho quanto outros dois secretários e um assessor foram condenados por improbidade administrativa e por nepotismo. Este último processo está correndo no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Além disso, também em 2015, Silvestri Filho virou alvo de um processo aberto pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) também por improbidade administrativa.

Ao veículo, a defesa do presidente do Podemos no Paraná afirmou que, no processo de nepotismo, nenhum dos servidores nomeados era parente de Silvestri Filho. Havia imputação tão somente de violação a princípios da administração pública, sem qualquer lesão ao erário ou dolo”, explicou Gustavo Guedes, advogado do político.

Já sobre o processo de improbidade, a defesa apontou que “as situações são consideradas de pouca gravidade, com imposição de multa civil por violações a princípios, afastadas, assim, penas mais graves, como a suspensão de direitos políticos, ressarcimento ao erário e a impossibilidade de contratar com o poder público”.


Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de