“Nunca fomos irresponsáveis com o dinheiro público”, diz Lula

Em seu primeiro discurso já empossado presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) listou algumas vitórias alcançadas em seus governos passados e atribuiu as conquistas ao seu cuidado com as finanças do país. Ele ousou dizer que nunca foram irresponsáveis com o dinheiro público, ignorando os muitos escândalos de corrupção que ocorreram nas gestões petistas.

Os esquemas de corrupção atingiram a marca de bilhões de reais desviados para compra de votos de parlamentares a fim de obter aprovação de projetos. Também foram utilizados para lavagem de dinheiro em contratos superfaturados da Petrobras.

Um dos maiores casos de corrupção da nossa história aconteceu em 2005, no governo Lula. Todos os meses, deputados federais recebiam uma mesada para votar pela aprovação dos projetos importantes para o Executivo. O caso ficou popularmente conhecido como Mensalão.

Roberto Jefferson, deputado federal na época, denunciou todo o esquema. Eram pagos até R$ 30 mil por mês para o parlamentar em troca de apoio às propostas do governo na Casa. O recurso vinha de uma agência contratada para fazer a publicidade de empresas e órgãos públicos.

Já no governo Dilma, em 2014, veio à tona o famigerado Petrolão, onde a Petrobras lavava dinheiro e mantinha pagamento de propina dentro da empresa, movimentando bilhões de reais. Eram contratações superfaturadas de empreiteiras para realizarem obras para a estatal. Funcionários da Petrobras pagavam às empreiteiras valores maiores que o tratado e o valor sobejante voltava para os cofres do PT e para pessoas influentes envolvidas nas tratativas.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de