Lula retira Abin de militares no GSI e passa para a Casa Civil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a Casa Civil. O órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência estava anteriormente sob comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), único ministério comandado por um militar na Esplanada, o general Gonçalves Dias.

A transferência foi oficializada, nesta quinta-feira (2), no Diário Oficial da União (DOU). O texto foi assinado por Lula e pelos ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Rui Costa (Casa Civil). A Abin estava vinculada à estrutura do GSI desde o governo Michel Temer (MDB).

A instituição de segurança passou a ser o departamento mais questionado no primeiro escalão do governo, especialmente após a invasão de prédios públicos nos atos do dia 8 de janeiro. À época, Lula também declarou ter perdido a confiança nos militares.

– Eu perdi a confiança, simplesmente. Na hora que eu recuperar a confiança, eu volto à normalidade – disse.

O presidente estava convencido de que uma ala da Abin trabalhava para “proteger” o ex-presidente Bolsonaro e conspirar contra ele. Por causa desse fato, iniciou-se no governo o processo de desmilitarização. A primeira etapa foi retirar dos postos militares da cadeia superior e os oficiais de inteligência. Em uma mesma semana, mais de 155 militares foram exonerados.

Mensagens divulgadas pelos organizadores do movimento do dia 8 de janeiro mostraram que a Abin estava acéfala na semana em que os atos aconteceram. A agência estava sem diretor-geral e sem os novos diretores de áreas importantes, como contrainteligência.

*AE

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de