Lula dispensa mais 4 militares; total de exonerados chega a 89

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue dispensando militares de seu governo. Os atingidos pela decisão nesta segunda-feira (23) foram quatro oficiais do Exército, que trabalhavam na vice-Presidência. No total, o número de demitidos soma 89.

As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Nele, foram listados os nomes dos militares em questão. Trata-se do cabo Matheus Augusto Borges Pessoa, que atuava como especialista na Assessoria Militar; o também cabo Paulo Jhonatan Soares de Souza, especialista no Departamento de Administração e Finanças; além do sargento Evaldo Cristiano Nunes Moura e do tenente-coronel Alexandre de Assis Lauria, ambos assistentes na Assessoria Militar.

As dispensas ocorrem em um momento de tensão entre o presidente e os militares após a invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Neste fim de semana, Lula chegou a trocar o comando do Exército, que antes era chefiado pelo comandante do exército Júlio César Arruda. O motivo para a demissão seria que Arruda queria manter a nomeação do tenente-coronel Cid o 1° BAC (Batalhão de Ações de Comandos) de Goiânia, após acusação de caixa 2 no governo Jair Bolsonaro (PL).

O ex-vice-presidente e senador eleito, general Hamilton Mourão (Republicanos-RS), avaliou que Lula “quer alimentar” uma crise com as Forças Armadas.

– Se o motivo foi tentativa de pedir a cabeça de algum militar, sem que houvesse investigação, mostra que o governo realmente quer alimentar uma crise com as Forças e em particular com o Exército. Isso aí é péssimo para o país – analisou.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de