Lula critica o agronegócio e diz que indígenas têm pouca terra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os indígenas brasileiros têm pouca terra. Além disso, criticou os representantes do agronegócio e os chamou de “conservadores e latifundiários”. Ele deu as declarações nesta terça-feira, 26, em evento de condecoração do indígena Raoni Metuktire, em Belém (PA). 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“O fato de eles [indígenas] terem 14% legalizado é pouco, diante do que eles precisam ter para viver, manter sua cultura e o seu jeito de viver”, disse Lula, em seu discurso. 

Lula disse que os países mais industrializados devem ajudar financeiramente na preservação de florestas tropicais 

Ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, Lula cobrou os países mais industrializados. De acordo com o presidente brasileiro, esses países devem ajudar financeiramente os demais na preservação de florestas tropicais. 

“Queremos convencer o mundo de que o mundo que já desmatou tem de contribuir de forma importante, para que países que ainda tem florestas mantenham a floresta de pé”, afirmou. “Esse é um compromisso nosso.”

Macron disse que Brasil e França vão investir dinheiro em incentivo à biodiversidade 

Macron, por sua vez, anunciou que ambos os países vão investir US$ 1 bilhão em iniciativas para a promoção da biodiversidade. Haverá ainda investimento em desenvolvimento econômico para os indígenas.

Leia mais: “‘Acordo com o Mercosul é péssimo’, diz Macron, em São Paulo”

Ainda segundo Macron, o projeto com o Brasil tem o objetivo de aproximar os territórios dos dois lados do Oiapoque — referindo-se à Guiana Francesa — e “lutar contra o garimpo e interesses financeiros”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de