Lula conversa com Putin sobre guerras em Israel e na Ucrânia

Durante um telefonema, o presidente Lula conversou, nesta segunda-feira, 23, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar sobre as guerras em Israel — que foi atacada pelo grupo terrorista Hamas — e na Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022.

Conforme o Palácio do Planalto, na conversa, Putin lamentou que ainda “não tenha sido encontrada uma solução para criar um Estado Palestino”, além de concordar com Lula sobre a necessidade do fim dos bombardeios na Faixa de Gaza e da imediata liberação dos reféns do Hamas.

+ Faixa de Gaza: Israel faz ataques em ‘preparação’ para próxima fase da guerra

Putin também comentou, segundo o Planalto, sobre a proposta do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, vetada depois de um voto contrário dos EUA. Na ocasião, a Rússia se absteve.

Durante a ligação, o petista ressaltou a urgência da criação de um corredor humanitário que permita a saída de estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentação.

De acordo com o Itamaraty, há cerca de 30 brasileiros e parentes aguardando a abertura da fronteira com o Egito para deixar Gaza e serem repatriados para o Brasil.

Apesar de ter condenado os ataques do Hamas e ter classificado os atos como terroristas, Lula não reconheceu diretamente o grupo como terrorista.

+ Um a cada cinco mísseis de Gaza mata palestinos, afirma Israel

O governo brasileiro segue o critério estabelecido pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e só classifica um grupo como terrorista se houver aprovação da ONU.

Em relação à guerra na Ucrânia, o Planalto informou que Lula apenas se colocou à disposição para ajudar na mediação quando os dois lados estiverem dispostos a cessar o conflito.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de