Lira avalia fazer audiência sobre liberdade de expressão e imunidade parlamentar

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avalia atender a uma demanda da oposição e convocar uma Comissão-Geral no plenário da Casa para debater a liberdade de expressão e a imunidade parlamentar no âmbito das redes sociais.

O pedido que está sobre a mesa de Arthur Lira é de autoria do deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE). O documento cita o caso dos Twitter Files Brasil, revelados pelo jornalista norte-americano Michael Schellenberg. Desse modo, ele pode ser convidado a comparecer à audiência.

+ Leia mais sobre Política em Oeste

No início de abril, Shellenberger expôs materiais que, segundo ele, são documentos que atestariam o trabalho “ilegal” por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de seu presidente, ministro Alexandre de Moraes. Até o momento, o jornalista compareceu ao Congresso Nacional por duas vezes, sendo uma vez na Câmara e outra no Senado.

Num resumo ao apresentar o tema aos internautas do Twitter/X, plataforma em que conta com 893 mil seguidores, Shellenberger disse que Moraes e o TSE foram responsáveis pela “ampla restrição à liberdade de expressão”.

+ Lira vai instalar até 5 CPIs na Câmara

Violação de dados particulares de usuários das redes sociais e tentativa de usar políticas de moderação em “arma contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro” são outras alegações levantadas pelo jornalista.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de