Fotografia, almoço oficial e feira literária: a agenda de Lula em mais uma viagem internacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na Colômbia desde a noite desta terça-feira, 16. Durante a viagem, o chefe do Executivo brasileiro realiza diversas agendas públicas com o colega colombiano, Gustavo Petro.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

De acordo com a agenda oficial do Palácio do Planalto, Lula participou de uma cerimônia oficial de chegada à Casa de Nariño, sede do governo colombiano. O evento ocorreu por volta das 10h desta quarta-feira, 17. Em seguida, o brasileiro participou de uma sessão de fotos oficial entre os chefes do Executivo.

Lula participou de uma reunião restrita com Petro por volta das 10h30. Depois, esteve em um encontro ampliado com a presença de ministros para a assinatura de acordos entre os dois países.

Durante o encontro, o presidente brasileiro tinha o objetivo de conversar com o líder colombiano sobre meio ambiente, sustentabilidade, comércio, investimentos e cooperação amazônica. Lula também queria abordar a situação política na Venezuela.

Petro visitou a Venezuela na última semana. O político colombiano propôs uma conversa entre o governo do ditador Nicolás Maduro e a oposição.

Lula participa de Fórum na Colômbia

Os presidentes deveriam prestar uma declaração à imprensa depois dos encontros, mas o evento foi adiado. Lula almoçou com Petro por volta das 13h e deve participar da sessão de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia. O evento estava marcado para às 15h, mas também foi adiado.

Ainda segundo a programação divulgada pelo Palácio do Planalto, depois de participar do fórum, Lula deve ir para uma cerimônia de inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, onde vai visitar o pavilhão do local.

Leia mais: “Estadista de galinheiro”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 204 da Revista Oeste

Na noite desta quarta-feira, o presidente brasileiro deve retornar para o Brasil. O voo está previsto para ocorrer às 19h40.

A comitiva brasileira na Colômbia conta com a presença da primeira-dama, Janja da Silva, e ministros de Estado. São os casos, por exemplo, do titular da pasta de Direitos Humanos, Silvio Almeida, e o chefe do Ministério das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que apareceu ao lado do assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de