Em fala no Parlamento Europeu, Gayer denuncia situação do Brasil

Em um discurso realizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, nesta quarta-feira (10), o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) denunciou a situação vivida no Brasil atualmente. Em sua fala, o parlamentar ressaltou que há no país “uma criminalização total de um lado do espectro político” e que “há congressistas sendo presos por suas opiniões”.

Gayer e outros parlamentares conservadores, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS) e Bia Kicis (PL-DF), visitaram o Parlamento Europeu a convite do deputado Hermann Tertsch, do Vox, partido espanhol de direita, para compartilharem no Parlamento Europeu suas experiências sobre os “ataques à liberdade de expressão e a tirania” no Brasil.

No início do discurso, Gayer agradeceu a base conservadora do Parlamento Europeu pelo espaço para expor a situação brasileira e elencou diversos pontos que ilustrariam o que ele considera como uma ditadura vivida atualmente no país. O congressista brasileiro lembrou que Elon Musk, dono da rede X, revelou que sua plataforma foi obrigada a censurar conteúdos, mas sem informar que a ordem era do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e membro do Supremo Tribunal Federal (STF).

– Alexandre de Moraes ordenou ao Twitter que censurasse todos os políticos de direita para apagar postagens, apagar perfis e forçá-los a apagá-los, mas não dizendo que era uma ordem judicial, apagá-los dizendo que era contra a sua política interna (…). Por que a Venezuela é considerada uma ditadura em todo o mundo, mesmo pelos esquerdistas? Mas o Brasil não – indagou.

Gayer prosseguiu dizendo que o Brasil vive hoje o que o político chamou de “transdemocracia”, que, segundo ele, seria definido como “uma ditadura que se identifica como democracia”. O parlamentar chegou a ressaltar, inclusive, que a experiência brasileira poderia ser visto como um “laboratório” para que a prática seja implementada em outros países.

– O Brasil é hoje uma experiência. É um laboratório de como implementar uma ditadura disfarçada de país livre, de democracia. E se tiver sucesso no Brasil, não se enganem, terá sucesso em todos os outros lugares do mundo. Vejo que em muitos outros países eles já estão tentando e já estão experimentando o que está acontecendo no Brasil – ilustrou.

Por fim, o deputado citou a experiência do jornalista Sergio Tavares, que em sua ida recente ao Brasil para cobrir o ato pró-democracia realizado em São Paulo teve o passaporte retido e foi questionado pela Polícia Federal brasileira a respeito de posicionamentos políticos. Gayer também fez um alerta para o risco de que congressistas conservadores brasileiros sejam presos em breve.

– Estamos clamando por ajuda ao mundo, pelo amor, liberdade, amor das pessoas do mundo. Por favor, prestem atenção ao que está acontecendo no Brasil. E marquem os rostos dos congressistas que estão aqui hoje. Há uma chance de nossos rostos estarem no jornal em breve, atrás das grades – completou.

Assista abaixo ao vídeo do discurso de Gayer:

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de