Dino instaura inquérito sobre genocídio dos índios Yanomamis

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou mais uma abertura de inquérito policial. Desta vez é para investigar o crime de genocídio e crimes ambientais nas terras dos índios Yanomamis. O ministro acompanhou Lula, neste sábado (21), durante visita a Roraima, para fazer um levantamento in loco da crise sanitária na reserva indígena.

A pasta divulgou um comunicado onde coloca a Polícia Federal como responsável pelas diligências, a partir desta segunda-feira (23).

– O presidente Lula determinou que as leis sejam cumpridas em todo o país. E vamos fazer isso em relação aos sofrimentos criminosos impostos aos Yanomamis. Há fortes indícios de crime de genocídio, que será apurado pela PF – disse Dino.

De acordo com o Ministério dos Povos Indígenas, aproximadamente 570 crianças Yanomamis morreram em consequência de desnutrição
e fome.

O Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (20), declarou emergência de saúde pública para buscar solucionar a falta de assistência sanitária dessas população indígena. Ao menos oito crianças teriam sido resgatadas por técnicos ligados ao Ministério da Saúde.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de