Delegado Rivaldo Barbosa é o 4º ex-chefe da Polícia Civil do RJ a ser preso em 15 anos

O delegado Rivaldo Barbosa, preso no domingo 24, é o quarto chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro detido por suspeita de envolvimento em algum tipo de crime nos últimos 15 anos.

Segundo a Polícia Federal, Rivaldo é suspeito de arquitetar as mortes da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, em março de 2018.

De acordo com as investigações, Rivaldo também é suspeito de obstruir as investigações sobre o caso, com a ajuda do chefe da investigação no Rio, Giniton Lages. Ambos negam envolvimento na morte da vereadora.

Leia mais: “Caso Marielle: Irmãos Brazão são transferidos de penitenciária em Brasília”

O relatório sobre o caso diz que Rivaldo criou uma organização criminosa dentro da polícia, suspeita de cometimento de crimes variados, como corrupção, obstrução, tráfico de influência e até fraudes processuais.

A atuação da Polícia Civil é o ponto central da tese dos investigadores federais. A apuração evidencia problemas dentro da polícia fluminense ocorridos em diferentes gestões.

Relembre as últimas quatro prisões de chefes da Polícia Civil do Rio de Janeiro

Alváro Lins

Em 2008, o então deputado estadual Álvaro Lins foi preso por suspeita de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha armada, corrupção passiva e facilitação ao contrabando. Ele tinha chefiado a polícia no governo de Anthony Garotinho, de 1999 a 2002.

A investigação do Ministério Público Federal (MPF) mostrou que Lins usou a estrutura da Polícia Civil do Rio de Janeiro para praticar lavagem de dinheiro, facilitação de contrabando e corrupção. Lins foi condenado a 28 anos de prisão por ter chefiado a quadrilha, mas foi solto em 2009.

Ricardo Hallak

No mesmo ano, a Polícia Federal prendeu o delegado Ricardo Hallak, acusado de corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Hallak foi condenado a cinco anos e nove meses de prisão por corrupção passiva.

Por meio de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, a Polícia Federal monitorou conversas entre os suspeitos de integrar a quadrilha durante um ano. Um dos trechos mostrou o delegado combinando represálias a uma delegacia que não fazia parte do esquema de pagamento de propina.

A defesa do delegado entrou com um habeas corpus para a redução da pena, em 2020, mas o recurso foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça. Hallak morreu no ano passado, vítima de um acidente vascular cerebral.

Allan Turnowski

Em 2022, o ex-secretário de Polícia Civil Allan Turnowski foi preso por suspeita de organização criminosa e envolvimento com o jogo do bicho. Ele foi secretário da Polícia Civil da gestão Cláudio Castro (PL), mas deixou o cargo para se candidatar a deputado federal naquele ano.

De acordo com o Ministério Público Federal, Turnowski recebia propina do jogo do bicho e estaria envolvido em um plano para assassinar o bicheiro Rogério Andrade, apontado atualmente como principal chefe do esquema no Rio.

Leia mais: “Caso Marielle: PF deixa de incluir 4 suspeitos citados por delator”

Menos de um mês depois da prisão, no entanto, foi solto por decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa de Allan Turnowski disse que ele não tem envolvimento nos casos e é inocente.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de