Com medo da oposição, Lula desiste de viagens a Estados em que foi derrotado por Bolsonaro

Temendo hostilidade da oposição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de viagens para três Estados em que foi derrotado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022: Goiás, Mato Grosso e Santa Catarina.

O lançamento do Plano Safra, por exemplo, estava previsto para ocorrer em Rondonópolis (MT) no dia 26 de junho. O lançamento chegou a ser anunciado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. No entanto, foi adiado para o dia 3 de julho e transferido para o Palácio do Planalto.

O Estado de Mato Grosso é um importante polo do agronegócio, setor em que o petista tem forte rejeição. O Executivo tem procurado formas de aumentar o diálogo com os ruralistas, mas, até agora, sem muito sucesso.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Lula também tinha agendado uma visita a Goiânia para inaugurar unidades do Instituto Federal. No entanto, a Secretaria de Comunicação Social do governo (Secom) informou que a viagem será substituída por uma ida a Campinas, no interior de São Paulo.

Além disso, a visita a Santa Catarina, que seria a primeira de Lula no terceiro mandato, também foi cancelada. Aliados do presidente esperavam que o petista participasse de um evento no Porto de Itajaí neste sábado, 6.

Enquanto isso, Bolsonaro participará de um evento em Balneário Camboriú na mesma data e região, com a presença confirmada de representantes da direita, incluindo o presidente argentino Javier Milei.

De forma discreta, auxiliares de Lula disseram que a viagem a Santa Catarina e outros Estados em que a oposição é forte foi cancelada por temor de hostilidades ao presidente.

Lula aumenta rotina de viagens

Focado nas eleições municipais de 2024, Lula intensificou sua agenda de viagens. Somente neste ano, já foram feitos 51 deslocamentos, com a maior concentração em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Apesar disso, Lula evitou Estados com oposição forte, como áreas do Norte e do Centro-Oeste.

No Norte, Amazonas, Roraima, Rondônia e Amapá ainda não receberam visitas, enquanto no Centro-Oeste, Goiás e Mato Grosso tiveram viagens desmarcadas.

Até agora, Lula visitou somente quatro Estados que deram vitória a Bolsonaro: Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

No Nordeste, por outro lado, Lula visitou oito dos nove Estados da região, com exceção de Sergipe.

Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná também ficaram fora do roteiro presidencial.

Em junho, Lula realizou 13 viagens, sendo abril o mês mais intenso, com 11 deslocamentos, incluindo uma viagem internacional para Bogotá, na Colômbia.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de