Anvisa pede que crianças sigam em observação após vacina

Nesta quinta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. E em sua decisão, o órgão recomendou que as crianças fiquem em observação por pelo menos 20 minutos após a aplicação do imunizante.

A vacina que será aplicada em crianças também será diferente da utilizada em adultos e adolescentes. De acordo com o órgão, menores de 12 anos deverão receber doses com apenas um terço da quantidade aplicada no restante do público. Para isso, a Pfizer deverá produzir frascos diferentes para diferenciar os grupos, sendo usada a cor laranja para crianças e a roxa para adolescentes e adultos.

Outra mudança na dose para crianças é a quantidade de diluente utilizada, que será apenas de 1,3 ml, em vez de 1,8 ml da dose convencional.

A aplicação da vacina da Pfizer em crianças também foi aprovada pela agência reguladora da União Europeia e, em caráter emergencial, pela agência reguladora dos Estados Unidos.

De acordo com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), os efeitos colaterais do imunizante são semelhantes em crianças e adultos: “Dor no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, vermelhidão e inchaço no local da injeção, dores musculares e calafrios”.


Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de