Vacinação de crianças: Doria anuncia ‘pré-cadastro’

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 12, o início do pré-cadastro para a vacinação de crianças de 5 a 11 contra a covid-19, que pode ser feito no site Vacina Já. A partir da chegada das doses em São Paulo, a vacinação se iniciará com crianças com comorbidades.

“Trata-se de algo tão aguardado por pais, mães, responsáveis e por nós também”, disse a coordenadora de imunização do Estado, Regiane de Paula. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que o primeiro lote com 1,2 milhão de doses pediátricas da vacina da Pfizer chegue ao Brasil amanhã.

Especialista se manifesta contra a vacinação de crianças

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de recomendar a vacinação de crianças preocupou pais e boa parte da comunidade médica, que questionam a necessidade de vacinação desse grupo e a falta de estudos clínicos que contemplem essa população.

O médico clínico geral e doutor em imunologia Roberto Zeballos diz que vacinar crianças “não deveria ser prioridade” no Brasil. “Precisamos analisar o momento da pandemia no país”, afirma Zeballos. “Os casos e as mortes por covid-19 estão em queda há alguns meses e a doença caminha para se tornar endêmica”. Além disso, o médico questiona a vacinação em uma faixa etária que foi pouco afetada pelo coronavírus. “No caso das crianças, as fatalidades foram mínimas, além de existirem estudos que revelam que as crianças transmitem menos do que os adultos”.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de