TSE manda implantar juiz de garantias na Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a implementação do juiz de garantias na Justiça Eleitoral. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 8. Segundo a Corte, a medida, que institui um magistrado específico para a fase do inquérito policial, deverá fortalecer a imparcialidade e a transparência nos processos eleitorais do país.

A minuta teve relatoria do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. De acordo com o texto aprovado, a medida será implementada de maneira regionalizada.

Os Núcleos Eleitorais das Garantias serão estabelecidos em um prazo de 60 dias e entrarão em vigor antes das eleições municipais deste ano.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

O texto foi aprovado na mesma sessão em que a ministra Cármen Lúcia foi eleita presidente do TSE para o biênio de 2024-2025.

Argumento do TSE

A introdução do juiz de garantias visa assegurar que haja um magistrado responsável pela fase de investigação, separado do juiz que irá proferir a sentença, promovendo assim uma divisão de tarefas e reduzindo possíveis influências externas no andamento dos processos, conforme explicou o TSE.

Medida foi adiada

A implementação do juiz de garantias foi adiada devido à contestação da constitucionalidade de sua criação pela Lei 13.964/2019.

Em agosto de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou a figura e estabeleceu um prazo de dois anos para a implementação.

Na ocasião, também foi decidido que o juiz das garantias deve atuar em casos criminais de competência da Justiça Eleitoral.

Opiniões sobre juiz de garantias

A medida foi recebida com diferentes opiniões pela comunidade jurídica e política do país.

Enquanto alguns especialistas enxergam a introdução do juiz de garantias como um avanço no sistema judicial brasileiro, outros levantam questionamentos sobre a viabilidade prática e possíveis impactos nos julgamentos eleitorais.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de