Polícia prende 2 por fraude para desviar Pix para o RS

Na última quarta-feira, dia 15, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu duas pessoas em São Paulo por participação em um esquema de fraude em doações via Pix destinadas ao combate às enchentes no Estado.

Os indivíduos são parte de um grupo de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, formado por dois homens, uma mulher e um adolescente.

Eles teriam criado páginas em redes sociais se passando pelo perfil oficial do governo para divulgarem chaves Pix de pessoas físicas e receberem as doações.

A polícia informou que o grupo começou a aplicar golpes desde os primeiros dias da calamidade. De boa-fé, pessoas que acreditavam estar ajudando as vítimas das enchentes, acabaram sendo vítimas de fraude.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Polícia cria operação para combater fraudes

Na operação, denominada Dilúvio Moral, foram realizados três mandados de busca e apreensão, e várias contas bancárias foram bloqueadas.

Os envolvidos, com idades entre 17 e 45 anos, têm histórico criminal que inclui roubo, porte ilegal de arma de fogo, furto e tráfico de drogas.

A operação da polícia tem como objetivo combater fraudes, golpes e atentados contra serviços de utilidade pública durante a emergência no Rio Grande do Sul.

Até agora, mais de cinquenta casos de fraudes similares foram descobertos pela polícia, que já conseguiu identificar os suspeitos em 70% das ocorrências.

A polícia também conseguiu remover quinze páginas fraudulentas da internet e bloquear cinco contas bancárias, o que impediu o desvio de milhões de reais que deveriam auxiliar as vítimas das enchentes no Estado.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de