Meteoro explode duas vezes na costa do Rio Grande do Sul

Um meteoro explodiu duas vezes sobre a costa do Rio Grande do Sul, na noite da segunda-feira 21. O episódio teve a duração de pouco mais de dois segundos, informou relatório do Observatório Espacial & Jung.

Um meteoro explodiu duas vezes sobre a costa do Rio Grande do Sul, na noite da segunda-feira 21. O episódio teve a duração de pouco mais de dois segundos, informou

relatório do Observatório Espacial & Jung.

Segundo o observatório, um meteoro Fireball — termo usado para definir um meteoro brilhante — entrou na atmosfera da Terra às 22h30 e explodiu duas vezes sobre o mar, próximo a São José do Norte, no Sul do Estado.

Segundo o observatório, um meteoro Fireball — termo usado para definir um meteoro brilhante — entrou na atmosfera da Terra às 22h30 e explodiu duas vezes sobre o mar, próximo a São José do Norte, no Sul do Estado.

Depois da análise, o observatório constatou que o fragmento faz parte da chuva de meteoros Northern March Virginids, subgrupo de uma das correntes mais famosas de meteoros que cai no planeta Terra entre março e abril todos os anos. O nome da chuva é em homenagem à constelação de Virgem — grupo de estrelas fixas na região do Zodíaco localizada próximo ao Sol.

Uma chuva de meteoros no céu do Rio Grande do Sul foi registrada na noite dessa segunda-feira pelo Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

— #F1naBand (@BandTV) March 22, 2022

O que é um meteoro?

Os meteoros são fragmentos de rochas espaciais que entram na atmosfera terrestre. São formados a partir da decomposição de rochas espaciais derivadas de corpos celestes, como cometas e asteroides. Os meteoros possuem diversas características na formação e composição, sendo classificados como:

Os meteoros são fragmentos de rochas espaciais que entram na atmosfera terrestre. São formados a partir da decomposição de rochas espaciais derivadas de corpos celestes, como cometas e asteroides. 

Os meteoros possuem diversas características na formação e composição, sendo classificados como:

Metálicos: formados por minerais metálicos;

Rochosos: formados por minerais não metálicos;

Mistos: formados por minerais metálicos e não metálicos.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de