Aneel aplica multa milionária à Enel em São Paulo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou a Enel em mais de R$ 165 milhões. A concessionária abastece 24 cidades do Estado de São Paulo.

Conforme um documento divulgado pela Aneel, na quinta-feira 8, a empresa não “prestou serviço adequado, no que concerne ao fornecimento de energia elétrica aos consumidores”.

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A agência considerou as interrupções na energia elétrica da população registradas entre janeiro de 2022 e novembro de 2023.

O pagamento terá de ser feito depois de a Aneel realizar uma fiscalização, em virtude do apagão que deixou milhões de pessoas sem energia por vários dias, depois de um temporal no início de novembro.

Na decisão, o superintendente de fiscalização técnica Giácomo Francisco Bassi Almeida argumentou que a Enel apresentou “um resultado pior que a média Brasil para o tempo médio de reestabelecimento nos anos de 2022 e 2023, bem como tem piorado de um ano para o outro”.

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O superintendente destacou ainda que a quantidade de interrupções, que demoraram mais de 24 horas para serem arrumadas, mostrou no período “os piores resultados dos quatro anos avaliados”.

Sobre os apagões registrados em novembro, a Aneel informou que as interrupções tiveram “durações extremamente excessivas” e que o reforço da equipe de técnicos da concessionária foi observado de forma significativa apenas dois dias após, o que “acarretou, assim, em um período muito longo para atuação em contingência”.

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Enel responde multa da Aneel

Em resposta à Aneel, segundo o jornal O Globo, a Enel afirmou que “tem exercido suas atividades de forma satisfatória e prestado um serviço adequado aos seus consumidores”.

Com relação ao apagão de novembro, a concessionária disse que houve um evento climático “extraordinário”, mas que “atuou de forma diligente”. Procurada por Oeste, a Enel informou que não vai comentar a decisão da agência.

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Fonte: Revista Oeste


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