Agentes da Defesa Civil de Eldorado do Sul suspeitos de desvio de doações são pré-candidatos às eleições

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou uma operação neste sábado, 25, contra agentes da Defesa Civil de Eldorado do Sul (RS). Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em decorrência de denúncias de desvio de doações destinadas a vítimas da enchente, com objetivo de beneficiar futuros eleitores de pré-candidatos da cidade.

Dos três agentes públicos investigados, ao menos dois são pré-candidatos nas próximas eleições municipais. Os mandados foram executados nas residências dos suspeitos, na prefeitura e em depósitos da cidade, resultando na apreensão de celulares, documentos e dinheiro.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Os crimes em investigação incluem apropriação indébita, peculato e associação criminosa durante o estado de calamidade pública.

Os funcionários da Defesa Civil foram temporariamente afastados de suas funções, mas podem continuar a exercer outras atividades públicas.

Exército vai assumir distribuição de doações

O MPRS determinou que o Exército Brasileiro assuma a distribuição das doações para garantir que os moradores não fiquem sem suprimentos essenciais.

Eldorado do Sul foi severamente afetada pelo temporal, com todos os moradores impactados pela elevação das águas do Lago Guaíba e do Rio Jacuí.

Além disso, o MPRS solicitou que a prefeitura apresente um plano de trabalho para o uso dos recursos públicos já disponibilizados, visando o atendimento às vítimas e a reconstrução da cidade.

Leia mais

Em nota, a Prefeitura de Eldorado do Sul afirmou ter conhecimento da investigação e reforçou “seu compromisso com a transparência, a ética e o respeito aos recursos destinados aos cidadãos”.

“Continuaremos colaborando plenamente com as autoridades competentes para que todos os fatos sejam esclarecidos de maneira justa e rápida”, concluiu o comunicado.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de