Brasil está entre os maiores em capacidade instalada de energia solar; veja o top 10

Hoje, conforme a pesquisa, o Brasil está na sexta posição no ranking global de produção de energia solar fotovoltaica. Essa colocação atual significa que o país saltou suas posições em relação ao relatório anterior.

De acordo com o levantamento, o Brasil, que até o ano de 2019 ocupava a 12ª posição, tem hoje uma capacidade de 37,4 GW, o que o faz superar países como Austrália, Espanha, Itália e Coreia.

Esses dados são referentes ao acumulado em 2023 e não englobam, por exemplo, os mais três gigawatts (GW), mas mostram que a China lidera com folga o ranking. Isso porque o país asiático acumula uma capacidade instalada de energia solar de 609,3 GW.

Esse valor faz com que a China, sozinha, supere, juntos, todos os outros integrantes do top 10. Nessa lista, somaram-se dados de pessoas que instalaram placas fotovoltaicas em suas casas, comércios e outros locais (a chamada geração distribuída) e também das grandes fazendas de energia solar, denominadas geração centralizada.

Dentre os países que estão no top 10, além de China e Brasil, estão, por exemplo. Japão e Estados Unidos. Esses países que estão entre os que mais produzem energia renovável veem assinando acordos que visam diminuir a emissão de CO2 e, consequentemente, desacelerar o aquecimento global.

Confira quais são os dez países líderes em capacidade instalada de energia solar:


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de