País vai multar e expulsar pessoas “fedorentas” de bibliotecas públicas

A prefeitura de Montreal, no Canadá, decidiu que irá expulsar pessoas que estiverem “fedidas” e “fedorentas” das 45 bibliotecas públicas da cidade. Os indivíduos que forem flagrados em situação de mau cheiro poderão ser multados. A medida valerá a partir de 1° de janeiro de 2024.

A decisão integra um novo projeto de regulamento do uso das bibliotecas que Montreal está adotando. A partir do ano que vem, será proibido que a falta de higiene incomode ou atrapalhe os frequentadores ou funcionários locais, segundo informações do jornal La Presse.

“É ultrajante!”, afirmou, ao periódico, Annie Savage, diretora de uma instituição que apoia moradores em situação de rua. “É uma tendência, em muitos locais públicos, portanto pagos com os nossos fundos, dizer que não é seu papel acolher pessoas sem abrigo. Isto é extremamente chocante e alarmante”, acrescentou.

Oito conselhos distritais concordaram com a medida, enquanto nove devem julgá-la até meados de dezembro. Os dois últimos distritos apresentarão uma moção em breve. Questionada pelo jornal La Presse, a prefeita Valérie Plante — que concordou com a decisão — disse que aceitaria discutir a medida, mas não indicou qualquer recuo.

Ainda de acordo com o jornal canadense, a prefeitura de Montreal quer fornecer “um guia de apoio aos gestores, permitindo-lhes aplicar a regulamentação de forma humana, sensível e respeitosa em todos os momentos”.

Metrópoles

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de