Novo PAC: Impulsionando o transporte ferroviário no Brasil

O Brasil, conhecido por sua vasta extensão territorial e desafios logísticos, vislumbra no transporte ferroviário uma oportunidade de transformação e desenvolvimento. Com o lançamento do Novo PAC, um programa abrangente de investimentos em infraestrutura, o governo brasileiro está direcionando recursos significativos para revitalizar o setor ferroviário e acelerar sua retomada no país. 

Essa iniciativa representa um marco importante na história do transporte ferroviário brasileiro, prometendo impulsionar a economia, gerar empregos e promover o desenvolvimento regional.

Neste artigo, exploraremos os detalhes do Novo PAC e seu impacto no cenário ferroviário nacional, destacando os principais projetos e perspectivas para o futuro do transporte de carga e passageiros no Brasil.

O transporte ferroviário, reconhecido por sua sustentabilidade, eficiência e segurança, tem se destacado como um meio fundamental para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. 

Após décadas de negligência, o setor começou a retomar seu protagonismo em 2023, com políticas específicas de incentivo e reconstrução lideradas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e desenvolvidas pelo Ministério dos Transportes.

Com a implementação do Novo PAC, os projetos ferroviários foram elevados à categoria de prioridade pelo Governo Federal, com um investimento previsto de R$94,2 bilhões até 2026, segundo notícias publicadas pela Casa Civil. Essa medida visa fomentar a expansão do modal no país, reconhecendo sua importância estratégica para a economia nacional. 

“A tarefa não é simples, uma vez que o Brasil tem dimensões continentais, mas é extremamente necessária. Por isso, estamos discutindo novos modelos e pretendemos mais que quadruplicar os recursos aplicados em ferrovias no Brasil nos próximos anos”, ressaltou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

O primeiro ano de gestão foi marcado por importantes avanços no setor ferroviário, destacando-se:

Resultado desses esforços, vemos a retomada de projetos que estavam paralisados, como é o caso da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), anunciada como a primeira obra a compor o Novo PAC. Com um investimento de R$ 1,5 bilhão nos 127 quilômetros do trecho 1F do lote 1, as obras seguem em ritmo acelerado, prometendo estabelecer um corredor vital para o escoamento de minério do sul da Bahia e de grãos do oeste baiano. O lote 2, entre Barreiras (BA) e Caetité (BA), com 485 quilômetros de extensão, já possui 65% das obras previstas concluídas.

O potencial da indústria ferroviária se reflete em números significativos: atualmente, o setor emprega cerca de 66 mil trabalhadores, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). Um desses trabalhadores é Álvaro Aguiar, de 30 anos, que ingressou no canteiro de obras da Fiol em 2013, pela Infra S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes. Inicialmente como auxiliar de serviços gerais, ele se encantou com a complexidade e a importância do projeto, decidindo então cursar engenharia civil. 

Atualmente, já formado, faz parte do corpo técnico responsável pela fiscalização da obra.

Portanto, o setor ferroviário no Brasil está passando por uma fase de renovação e crescimento, impulsionado pelo compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável e a modernização da infraestrutura de transporte do país. Com o Novo PAC e uma série de iniciativas estratégicas, o transporte ferroviário está se consolidando como uma peça fundamental para o progresso econômico e social do Brasil. 


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Fonte: Click Petróleo e Gás


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