Conheça o maior motor do mundo, consome 14 toneladas de combustível por hora e sua potência é de 109.000 CV

Este é o maior motor de todos os tempos e, apesar do consumo disparatado, sua eficiência é superior à de um motor de combustão interna convencional.

Seu tamanho e potência são tão incríveis quanto o resto dos números que darei mais adiante.

A empresa finlandesa Wärtsilä deu à luz este mamute pensado para mover superpetroleiros e supercargueiros através de mares e oceanos. Entrou em serviço em 2006 no navio de carga Emma Maersk. Graças aos 109.000CV que desenvolve, pode deslocar seus 397 metros de comprimento repletos de milhares de contêineres marítimos a quase 50km/h.

Vamos agora entrar no cerne da questão. Quão grande é realmente este motor? Como pode ser eficiente consumindo 14.000 quilos de combustível por hora? E o torque? Vamos responder a tudo isso, mas já adianto que o torque que ele gera foge de toda lógica. Basta ver as imagens da galeria para perceber.

Pensado para mover supercargueiros, o RTA96C rende 109.000CV consumindo 14.000 quilos de combustível por hora para cumprir sua missão.

Enquanto um motor de combustão interna de carro convencional pode pesar entre 120kg e 300kg, o RTA96C marca na balança 2.300 toneladas. Uma loucura, assim como seu tamanho. Cerca de 27m de comprimento por 13,5m de altura, o mesmo que um prédio de 5 andares.

Vamos continuar com mais números estratosféricos. A cilindrada é de modestos 25.480 litros. Considerando que é um motor de 14 cilindros, temos 1.820 litros por cilindro.

Agora que vê o quão grande ele é, pode imaginar que sua fabricação não é da noite para o dia. Leva entre vários meses e um ano, e o custo pode superar os 20 milhões. Claro, depois é necessário realizar a manutenção, que é feita a cada três anos e, não, também não é barata.

Tão grande quanto um prédio de 5 andares, 25.480 litros de cilindrada e um peso de 2.300 toneladas.

É um motor de 14 cilindros em linha turbodiesel de 2 tempos com sistema de injeção common-rail. Utiliza óleo combustível pesado que é injetado misturado com óleo (anote aí mais milhares de litros).

A potência máxima de 109.000CV é desenvolvida a “apenas” 102rpm. Não sei se isso parece pouco ou muito considerando suas dimensões. Tenha em mente que só o virabrequim pesa 300 toneladas.

O torque também é dado a 102rpm e, segure-se, são 7.603.850Nm. Sim, estamos falando em uma escala de milhões.

7,6 milhões de Newton metro de torque a 102 rotações por minuto.

O consumo dessa besta é de 3,8 litros de combustível por segundo em carga máxima. Isso são quase as 14 toneladas por hora mencionadas anteriormente. No entanto, em um regime de rotação mais eficiente, esse consumo pode ser reduzido a algo menos da metade. Nada mal, embora ainda sejam números disparatados.

É conhecido que alguns navios desse tipo poluem tanto quanto todos os carros do planeta. Temos que estar cientes da carga que eles levam, que pode ser tão incrivelmente enorme quanto todos os números que vimos nas especificações desta máquina.

Apesar disso, este motor goza de uma eficiência térmica ligeiramente superior a 50%. Algo que muitos carros (especialmente os da época em que foi criado) nem chegam perto com seus motores de combustão. Esse percentual significa que 50% da energia do combustível queimado se transforma em movimento. O que você acha dessas bestas da engenharia? Há uma maneira mais limpa de mover navios tão colossais?

Uma eficiência térmica de 50% implica que 50% da energia do combustível queimado se transforma em movimento.


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Fonte: Click Petróleo e Gás


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