Associação alemã de construção naval alerta sobre o perigo do setor ser cada vez mais dependente da China

Na Europa, alguns segmentos do setor de construção naval são fortemente dependente da China. Europeus também temem os preços mais baixos que os chineses cobram

A China colhe os frutos de investimentos bilionários em técnologia e na industria nas últimas décadas. Hoje, o país asiático tem uma enorme participação no mercado marítimo global. Sabendo disso, a Associação Alemã de Construção Naval e Indústrias Oceânicas (VSM), emitiu um comunicado alertando o governo alemão e demais governos europeus sobre forte a dependência da China. 

Não é de hoje que a associação alerta sobre os preços que a China cobra nos seus estaleiros, ganhando uma vantagem enorme o mercado em relação aos seus concorrentes. A Associação Alemã de Construção Naval e Indústrias Oceânicas também destacou que o cenário marítimo da Europa está dependente da mesma forma que a Europa depende do gás da Rússia. 

A associação fez uma previsão nada animadora para os próximos 10 anos na Europa. Segundo eles, caso não ocorra uma grande mudança no cenário da construção naval no continente, os países europeus perderão a capacidade de construir navios mercantes em qualquer escala. Caso isso aconteça, a vantagem e dependência dos chineses será ainda maior. 


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de