Fabricação de veículos cresce 5% em 2022

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção brasileira do setor cresceu pouco mais de 5% em 2022. A instituição divulgou os dados nesta sexta-feira, 6.

Ao longo do ano passado, os fabricantes produziram 2,4 milhões de veículos. Assim, o resultado ficou acima do esperado pela Anfavea. Segundo a instituição, contribuiu para o desempenho “a sensível redução nas paralisações de fábricas no segundo semestre, com uma melhora parcial no fluxo de componentes eletrônicos”.

Em meio aos desarranjos na cadeia de abastecimento causadas durante a pandemia e a invasão russa à Ucrânia, o setor enfrentou dificuldades no fornecimento de insumos como os chips. Esses insumos são fundamentais na fabricação dos modelos atuais.

“Depois de um primeiro quadrimestre muito difícil em função da falta de semicondutores, o setor acelerou o ritmo e conseguiu atender parte da demanda reprimida nos mercados interno e externos” afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da instituição.

Para 2023, associação dos fabricantes de veículos preveem uma nova alta na produção. A expansão, entretanto, deve ser menor que a atual. A Anfavea estima que a quantidade fabricada cresça apenas 2,2% ao longo deste ano. Ou seja: menos da metade da elevação registrada para 2022.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de