Ações da Petrobras caem depois de nova troca de presidente

As ações da Petrobras apresentam queda parcial no pregão desta terça-feira, 24, um dia depois do anúncio da troca de presidente da estatal, com a saída de José Mauro Ferreira Coelho, depois de apenas 40 dias no cargo. Principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o Ibovespa também registrou recuo.

Por volta de 12 horas, as ações da Petrobras tinham recuo de 1,3%. Por sua vez, o índice Ibovespa apresentava queda de 1,5%.

Na segunda-feira, a B3 havia fechado com aumento de 1,7%, a 110.346 pontos, acumulando alta de 5,27% no ano.

Já em Nova Iorque, as ADRs da Petrobras (recibos das ações da empresa negociados na bolsa norte-americana) chegaram a cair mais de 11% no pré-mercado.

Sobre a troca

O governo federal anunciou na noite de segunda-feira, 23, a demissão de José Mauro Ferreira Coelho do comando da Petrobras e a chegada de Caio Paes de Andrade — que atuou até então como auxiliar do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Com a mudança, Andrade é o quarto indicado para comandar a estatal no governo de Jair Bolsonaro (PL) — agora, seu nome precisa passar pelo Conselho de Administração da Petrobras.

Caio Paes Andrade é formado em comunicação social pela Universidade Paulista, pós-graduado em administração e gestão pela Harvard University e mestre em administração de empresas pela Duke University.

O novo presidente assume em meio à crise na condução da política de combustíveis da empresa, com pressão da sociedade e do governo federal em relação aos preços.

Atualmente, a Petrobras está submetida ao critério de paridade internacional, política adotada em 2016 pelo governo Michel Temer que faz o preço dos combustíveis variar de acordo com a cotação do barril de petróleo no mercado internacional e as oscilações do dólar.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de