Javier Milei é eleito presidente da Argentina

Javier Gerardo Milei é o presidente eleito da Argentina. Deputado em seu primeiro mandato, o economista natural da capital Buenos Aires acaba de conquistar, aos 53 anos, o direito de comandar a Casa Rosada pelos próximos quatro anos.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Integrante do partido A Liberdade Avança, Milei superou a esquerda. Neste segundo turno, o oponente dele foi o atual ministro da Economia, o peronista e kirchnerista Sergio Massa.

A eleição de Milei foi anunciada pelo candidato derrotado. Por volta das 20h15, mesmo sem resultados oficiais da apuração, Massa discursou em seu bunker político. Admitiu a derrota e informou já ter se comunicado com o candidato liberal. “Não era o resultados que esperávamos”, disse o peronista.

Às 20h36 no horário de Buenos Aires, que segue o mesmo fuso de Brasília, Milei já podia ser declarado o mais novo presidente eleito da Argentina. Com 91% das urnas — que não são eletrônicas — apuradas, o liberal tinha 55,86% dos votos. O peronista surgia com 44,13%. Ou seja, não havia mais chance de as posições se inverterem.

Leia mais:

Com o resultado, Milei virou o jogo. Isso porque ele encerrou o primeiro turno na segunda colocação, com 29% dos votos. O esquerdista Massa havia ficado na liderança, com 36%.

Ao votar no início da tarde, o representante da direita na disputa alegou que, em sua jornada enquanto presidenciável, teve de lidar com outros adversários para além de Massa. De acordo com Milei, houve propaganda de difamação contra ele. O candidato, contudo, comemorou o seu trabalho no decorrer dos últimos meses.

“Fizemos um trabalho enorme”, disse Milei, segundo o site do jornal Clarín. “Apesar da campanha da mídia e de toda a campanha suja que nos fizeram.”

Superado o segundo turno, Milei deverá assumir a presidência da Argentina em dezembro. Durante o mandato, ele terá a companhia de sua companheira de chapa — e agora vice-presidente eleita — Victoria Villarruel. Aos 48 anos, a advogada Victoria está em seu primeiro mandato como deputada.

No sistema eleitoral argentino, enquanto vice-presidente, Victoria também desempenhará a função de presidente do Senado do país sul-americano.

Presidente eleito da Argentina, Javier Milei, da direita, é crítico de “comunistas”

A vitória de Javier Milei representa um baque para esquerda de dentro e de fora da Argentina. Responsável por tirar o peronismo e o kirchnerismo do poder, ele tem histórico de criticar publicamente atores “progressistas” no cenário mundial.

Enquanto candidato, o membro da coligação A Liberdade Avança afirmou que deixaria de manter relações comerciais com o Brasil e com o a China. Na semana passada, ele classificou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, como “corrupto” e “comunista”.

Partido de Lula, o PT anunciou formalmente apoio à candidatura do agora derrotado Sergio Massa.

Como presidente da Argentina, Milei terá de encarar problemas a serem deixados pela esquerda. Atualmente, o país registra inflação anual acima dos 140%. Desvalorizado, cada peso vale, no câmbio oficial, US$ 362. Indicadores divulgados em setembro mostram que a pobreza tornou-se problema para cerca de 40% da população.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de