Israel admite falha em ataque que matou trabalhadores humanitários; presidente pede desculpa

O chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (FDI), tenente-general Herzi Halevi, se pronunciou sobre a ação que ocasionou a morte de sete trabalhadores humanitários da Cozinha Central Mundial (WCK). Os funcionários estavam em um veículo quando um ataque aéreo os atingiu, na última terça-feira, 2, na Faixa de Gaza

+ Leia mais notícias do Mundoem Oeste

“A Cozinha Central Mundial é uma organização cujas pessoas atuam em todo o mundo, inclusive em Israel, para fazer boas ações em lugares complexos”, disse Halevi, em pronunciamento oficial. “As FDI trabalham em estreita colaboração com a instituição e aprecia muito o seu importante trabalho”, declarou.

O tenente-general disse que ele e sua equipe já concluíram uma investigação preliminar sobre o assunto. “Quero afirmar claramente que não houve ataque deliberado contra os trabalhadores humanitários da organização WCK”, afirmou o chefe das FDI.

Segundo ele, o grave incidente foi o resultado de uma “identificação errada em condições complexas, em meio a uma guerra”. A atuação da força aérea israelense ocorreu durante a noite. “Essa tragédia não deveria ter acontecido”, lamentou.

+ Israel proíbe transmissão da Al Jazeera e classifica canal como ‘terrorista’

Halevi disse que visitou o novo quartel-general humanitário erguido para “melhorar a forma como Israel distribui a ajuda em Gaza”. “Continuaremos a agir para proteger as organizações internacionais que distribuem ajuda humanitária.” Ainda em seu discurso, o chefe admitiu que ataque foi “um erro grave”.

“Lamentamos por prejudicar involuntariamente os trabalhadores da WCK e compartilhamos a tristeza de suas famílias, bem como a tristeza de toda a entidade voluntária, do fundo de nossos corações”, disse Halevi.

O general garantiu que a conclusão das investigações ocorrerá o mais breve possível e que o governo vai compartilhar os resultados “com total transparência”. “Aprenderemos com isso e vamos implementar as lições imediatamente.”

Assista ao pronunciamento completo de Halevi:

“I want to be very clear—the strike was not carried out with the intention of harming WCK aid workers. It was a mistake that followed a misidentification—at night during a war in very complex conditions. It shouldn’t have happened.”

Watch the full statement by IDF Chief of the… pic.twitter.com/JnvoJOTVg9

Reino Unido pede explicações

Entre os mortos no ataque aéreo das FDI havia três cidadãos britânicos. Com isso, o ministro britânico para o Desenvolvimento e África, Andrew Mitchell, convocou a embaixadora de Israel em Londres, Tzipi Hotovely, para explicar o incidente.

Mitchell exigiu uma investigação rápida e transparente, que também seja compartilhada com a comunidade internacional e resulte em uma total prestação de contas.

Imagens do incidente:

🚨🇮🇱ISRAEL: “WE’RE SORRY… IT WAS A GRAVE MISTAKE”

Lt. Gen. Herzi Halevi, Israel Military Chief:

“The IDF works together closely with the World Center Kitchen (WCK) and greatly appreciates what they do.

The IDF completed a preliminary debrief.

I want to be very clear: The… https://t.co/9BZA9rXnampic.twitter.com/OiIjTnggbN

Israel se desculpa

Na terça-feira, o presidente de Israel, Isaac Herzog, usou sua conta oficial Twitter/X para pedir desculpa pelo resultado do ataque aéreo. O chefe de Estado enviou condolências às famílias das vítimas e ligou para o fundador da WCK, o chef espanhol José Andrés. O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, afirmou que, apesar de Israel lamentar o ataque, o incidente pode acontecer “em uma guerra”.

Leia na íntegra o pronunciamento do presidente de Israel:

President @Isaac_Herzog initiated a telephone call with @WCKitchen founder, @chefjoseandres.

President Herzog expressed his deep sorrow and sincere apologies over the tragic loss of life of WCK staff in the Gaza Strip last night, and sent his condolences to their families and…

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de