Hamas diz ter libertado duas reféns israelenses

O grupo terrorista Hamas disse ter libertado duas mulheres israelenses que estavam reféns, nesta segunda-feira, 23. A libertação aconteceu depois de uma mediação do grupo com Catar e com o Egito. 

“Decidimos libertá-las por motivos humanitários e de saúde”, disse o porta-voz do grupo terrorista, Abu Ubaida, em um canal no Telegram. As israelenses foram identificadas como Nurit Yitzhak e Yocheved Lifshitz.

Uma emissora de televisão de Israel confirmou a libertação das duas mulheres e comunicou que as famílias foram informadas sobre o fato. Elas teriam chegado à passagem de Rafah, que liga o Egito à Faixa de Gaza.

O grupo armado Hamas realizou a soltura de outras duas reféns na última sexta-feira, 20. Na ocasião, mãe e filha norte-americanas, identificadas como Judith e Natalie Raanan, haviam sido libertadas. 

Foi a primeira libertação desde os sequestro de mais de 200 pessoas, em 7 de outubro, quando o grupo também matou 1.400 pessoas, entre elas idosos, mulheres, crianças e bebês.

Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), o Hamas ainda mantém 222 pessoas como reféns. Por isso, tropas israelenses seguiram para Gaza, com o objetivo de procurar outros prisioneiros.

Israel considera soltura de reféns como “propaganda” do Hamas

Hamas doesn’t care who stands in their way of annihilating Israel—even when it’s the people of Gaza: pic.twitter.com/jLrphrrAee

O governo iraelense não confirmou nem comentou a libertação das vítimas. Na última sexta-feira, 23, o gabinete disse em nota que a soltura é uma “falsa propaganda” do grupo terrorista e que não comentaria a ação. 

A nota foi publicada depois de um integrante do grupo terrorista dizer que a libertação dos reféns é a prova de que o Hamas “não é uma organização terrorista”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de