Conselheira de Itaipu tenta se justificar por dizer que Israel ‘não merece ser um Estado’

Depois de ter afirmado que Israel “não merece ser um Estado” e de ter chamado Israel, e não o Hamas, de terrorista, a conselheira de Itaipu e diretora de finanças do PT, Gleide Andrade, fez uma publicação na qual tenta se “desculpar com a comunidade israelita, que merece respeito e solidariedade pelo ataque inaceitável do último dia 7”.

A postagem veio depois que a uma fala antissemita, que não deve ter lugar no Brasil”.

+ Líder da oposição israelense diz que ‘extrema esquerda global’ é antissemita

Agora, na postagem de quarta-feira 24, Gleide parece mais tentar se defender, do que propriamente se desculpar. “Não sou, nunca fui antissemita”, escreveu. “Manifestei-me nas redes sob o impacto do sofrimento e das mortes de crianças inocentes, algo chocante para todo ser humano.”

Nessa nova postagem, a conselheira de Itaipu seguiu sem considerar chocante o ataque-surpresa dos terroristas, que mataram bebês, crianças, mulheres e idosos, fizeram estupros em massa e sequestraram mais de 200 pessoas — entre eles há crianças com menos de 3 anos de idade.

No Ocidente, países como Estados Unidos, Alemanha e França, e até mesmo o papa Francisco, defenderam o direito à autodefesa de Israel.

Gleide, no pedido de “desculpas”, disse que defende “o cessar-fogo, a libertação dos reféns e a construção de uma saída pacífica para o conflito”. “Creio que a resposta à violência não deve ser mais violência.”

Segundo a conselheira de Itaipu, suas manifestações pretéritas — quando disse que Israel é terrorista e não merece ser Estado — não expressam a posição do PT, mas sua própria opinião. Essas publicações foram apagadas do Twitter/X.

Os partidos de esquerda no Brasil fizeram protestos em favor da Palestina e não poupam críticas a Israel. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva chama de “insano” o direito de autodefesa de Israel, que estaria matando “milhões” de palestinos

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de