Cofundador da OceanGate anuncia viagem ao 3° buraco mais fundo da Terra 

Um ano depois da implosão do submarino Titan, em viagem aos destroços do Titanic, o cofundador da OceanGate Guillermo Söhnlein avisou que fará viagem ao terceiro buraco mais fundo da Terra, o Dean’s Blue Hole, nas Bahamas. Ele fez o anúncio nesta sexta-feira, 21.

Söhnlein, no entanto, organiza a expedição pela empresa Blue Marble Exploration, da qual também é fundador. Ele deixou a OceanGate em 2013, apenas quatro anos depois de tê-la criado junto com Stockton Rush. Esse segundo morreu no desastre do ano passado. 

O Dean’s Blue Hole (Buraco Azul de Dean, em tradução livre) tem profundidade de 202 metros e fica com o posto de terceiro maior buraco do planeta. À frente dele, estão apenas o Buraco do Dragão (300,89 m), no Mar da China Meridional, e o Taam Ja’ Blue Hole (420 m), a sudeste do México, no Caribe. 

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A empresa de Söhnlein descreve o buraco como sendo apenas “virtualmente explorado”. Ou seja, a expedição ao local é inédita. Ainda segundo a Blue Marble Exploration, quem participar da viagem pode “esperar o inesperado”. 

“Os moradores locais acreditam que Dean’s é um portal para o inferno e que o próprio Diabo se esconde nas profundezas negras”, informa o site da empresa. “Todos os anos, várias pessoas se afogam no Dean’s devido a diversos infortúnios. Esperamos encontrar restos humanos e nos preparar para lidar com essas situações com o devido respeito pelas famílias.”

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Não se sabe o tipo de submarino que a empresa vai usar na viagem. O que a Blue Marble Exploration lista como desafios são águas desconhecidas, correntes imprevisíveis, pressão extrema, escuridão quase total e localização remota. 

Relembre o desastre: a implosão do submarino da OceanGate

Em 18 de junho de 2023, a OceanGate informou que o submarino que tinha como destino os destroços do navio Titanic estava desaparecido. Depois de dias de procura e teorias, em 22 de junho, a Guarda-Costeira dos Estados Unidos confirmou a implosão do veículo e a morte dos cinco tripulantes

As sete falhas do submarino Titan

Em 2018, o então diretor de operações da OceanGate, David Lochridge, disse que a escotilha do submarino só suportaria, sem problemas, pressão de até 1,3 mil metros de profundidade (os destroços do Titanic estão a quase 4 mil metros de profundidade). O executivo acabou deixando a empresa.

O Titan tinha falhas na parte de comunicação. Repórter da emissora norte-americana CBS News, David Pogue realizou, em 2022, a expedição até os destroços do Titanic. Ele registrou que o veículo não contava com sistema de GPS e era guiado por mensagens de texto enviadas a partir de um barco que ficava na superfície.

Ao realizar a expedição, o jornalista também informou que o submarino era guiado por um controle de videogame. O que era verdade. Os comandos do Titan eram feitos com um modelo adaptado do Logitech F710, que se assemelha ao modelo de joystick do PlayStation.

Carta assinada por 38 empresários, oceanógrafos e pesquisadores de águas profundas alertou a direção da OceanGate sobre “resultados negativos (de menores a catastróficos) com sérias consequências para todos” do Titan. A empresa fabricante do submarino ignorou o material, enviado em 2018.

O repórter Pogue também relatou que o Titan apresentava problemas técnicos, isso na viagem que ele fez no ano passado. De acordo com o jornalista, o submarino ficou mais de duas horas sem comunicação, “perdido” no Oceano Atlântico Norte.

Apesar de a OceanGate ser de origem norte-americana, os Estados Unidos não têm devida regulamentação do Titan. Por causa disso, a empresa lançava o submarino longe do litoral norte-americano, já em águas internacionais, sem ter de seguir as normas da Guarda-Costeira do país.

O Titan era, oficialmente, um veículo subaquático de caráter “experimental”. É o que mostrou o repórter da CBS News a respeito do documento que teve de assinar para poder realizar a expedição aos destroços do Titanic. No material, também constava a informação de que o submarino não tinha sido “aprovado nem homologado por nenhum órgão regulador e a viagem poderia resultar em ferimentos, trauma emocional ou morte.”

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Fonte: Revista Oeste


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