Bastidores: Briga generalizada em Pantanal quase vira tragédia: “Encher ele de porrada”

Os bastidores de Pantanal podem ter semelhanças com um reality show.

Principal produto da TV Brasileira, atualmente o remake de Pantanal está fazendo o maior sucesso na Globo. Como se sabe, a trama é assinada por Bruno Luperi baseada na obra original de Benedito Ruy Barbosa e exibida pela extinta TV Manchete em 1990.

Acontece que Benedito não escreveu propriamente a trama para a extinta TV Manchete, contratado na época pela Globo, ele ofereceu a sinopse do folhetim para a emissora carioca. Porém, o projeto foi recusado.

Em meados dos anos 1980, o autor Benedito Ruy Barbosa apresentou a saga de Juma Marruá para a Vênus Platinada, que até se interessou em um primeiro momento. O escritor queria mostrar as belezas naturais das planícies alagadas e para isso, era necessário gravar na região pantaneira.

Porém, a direção da Globo acreditava ser inviável produzir uma novela no Pantanal. Confiante de que o projeto seria um sucesso, a emissora carioca até autorizou um estudo da região e escalou Benedito e os diretores Herval Rossano e Atílio Riccó para irem para o Mato Grosso do Sul.

De acordo com informações do site Teledramaturgia, do colunista Nilson Xavier, a viagem ao Pantanal foi tensa, pois o autor se desentendeu com um dos que seriam diretores da trama.

Diretores Atílio Riccó e Herval Rossano iriam comandar Pantanal na Globo escrita por Benedito Ruy Barbosa (Foto: Reprodução / Internet)

ATRITO QUASE SAI EM PANCADARIA

Como viajaram até o Pantanal em uma época com fortes chuvas, o autor e diretores encontraram um ambiente pouco atrativo para a produção do folhetim, principalmente porque Herval e Atílio não acreditavam que seria possível gravar uma novela no local.

Com os desentendimentos, Benedito Ruy Barbosa quase saiu na porrada com Herval Rossano dentro do jatinho fretado pela Globo para levá-los até a região pantaneira. O clima ficou tão tenso que até o voo teve uma pequena instabilidade e por pouco essa aventura não terminaria em uma tragédia.

“Eu queria encher ele de porrada“, declarou Benedito Ruy Barbosa ao livro Biografia da Televisão Brasileira. Mesmo sendo um grande incentivador de sua obra, o veterano não conseguiu emplacar Pantanal na Globo.

Furioso com a emissora, ele pediu demissão, principalmente porque a Globo sugeriu que ele fizesse alterações no folhetim e utilizasse uma fazenda em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Até mesmo uma sugestão de uma novela para minissérie chegou a ser ventilada na época, o que desagradou por completo o autor.

Com a recusa da Globo, Benedito Ruy Barbosa foi para o SBT e Manchete oferecer o projeto de Pantanal e como se sabe, a trama acabou sendo produzida pela emissora extinta no ano de 1990 que apostou alto no folhetim que rendeu bons frutos para a TV de Adolpho Bloch.

32 anos depois, a Globo se redime e atualmente exibe o remake de Pantanal, que vem em uma boa hora, onde o público estava sedento de uma boa história no seu horário nobre.

Benedito Ruy Barbosa, autor de Pantanal (Foto: Reprodução / Internet)

 


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: O TV Foco


Você pode gostar também de