Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz anuncia abertura de editais de processos seletivos com 239 vagas sem experiência

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicou recentemente dois novos editais para a seleção de estagiários, com um total de 239 vagas sem experiência, sendo 216 na modalidade de estágio não obrigatório e 23 para a realização de estágio obrigatório. As inscrições para os processos seletivos da Fiocruz já estão abertos, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e vão até o dia 30 de abril.

Podem concorrer às vagas sem experiência nos processos seletivos da Fiocruz estudantes das seguintes disciplinas:

O programa de estágio obrigatório da Fundação Oswaldo Cruz é destinado, exclusivamente, para estudantes, regularmente matriculados (as) em instituições de ensino superior (cursos de graduação) ou de ensino médio/técnico, cuja carga horária obrigatória é  requisito para aprovação e obtenção de diploma, conforme a determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade, área de ensino e do projeto pedagógico do curso em que o aluno se encontre matriculado (a).

Já as vagas sem experiência do programa de estágio não obrigatório da Fiocruz é voltado para estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior (cursos de graduação e pós-graduação lato sensu) ou de ensino médio/técnico e apresenta caráter de atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso.

Os estudantes interessados nos processos seletivos da Fiocruz devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino superior, entre o 3º ao 10º período. Do total de vagas sem experiência disponibilizadas, haverá reserva para pessoas com deficiência (10%), para estudantes negros (30%), para indígenas (5%) e para pessoas trans (5%).

Os interessados em participar dos processos seletivos da Fundação Oswaldo Cruz devem acessar o site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e cadastrar currículo nos links disponibilizados abaixo. O prazo das inscrições ficará aberto até o dia 30 de abril.

A remuneração oferecida aos aprovados nos processos seletivos da Fiocruz varia de R$ 486,05 a R$ 1.665,22, contudo vale apenas para estudantes selecionados para o estágio não obrigatório. Segundo o edital, o estágio obrigatório será realizado sem a concessão de bolsa-estágio, sendo concedido, contudo, o auxílio-transporte e o seguro contra acidentes pessoais.

Como forma de avaliação, os inscritos nos processos seletivos da Fundação Oswaldo Cruz passarão por uma fase de análise curricular e documental, entrevistas, provas, dinâmicas de grupo ou outra técnica de seleção que a unidade responsável pela vaga julgar pertinente, de caráter eliminatório e classificatório, seguindo os critérios estabelecidos no edital.

O estágio é uma experiência inestimável, que pode ajudar o aluno a aprimorar e desenvolver habilidades, conhecer o mercado de trabalho e suas possibilidades, construir um networking valioso para o futuro e ainda alavancar a vida acadêmica e profissional.

As vagas sem experiência desempenham um papel crucial na formação do aluno, permitindo que o mesmo tenha uma vivência prática do ambiente profissional.

Por meio do estágio, o estudante tem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, compreender a dinâmica e os desafios do mercado de trabalho e desenvolver habilidades relevantes para se destacar em sua futura carreira.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de