Tem direito à restituição do IR e não recebeu? Veja como solicitar o valor

A época de entrega do imposto de renda causa preocupação para muitas pessoas, afinal de contas, a “mordida do leão” pode ser muito dolorosa. Entretanto, há o lado positivo, pois sabemos que temos um dinheiro a receber: é a conhecida restituição do imposto de renda.

Porém, existem casos em que simplesmente o valor devido não foi depositado. Descubra o que fazer para resolver essa situação.

Todos os lotes já foram pagos

No dia 30 de setembro de 2022, foi pago o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Nele, foram contemplados 1.220.501 contribuintes, totalizando R$ 1,9 bilhão em recursos.

Os lotes são pagos de acordo com a seguinte ordem de prioridade:

  • Idosos;
  • Pessoas com deficiência física;
  • Pessoas com deficiência mental;
  • Cidadãos com moléstia grave;
  • Pessoas que têm a maior fonte com origem do magistério.
  • Para saber se você foi contemplado nesse último lote, basta fazer uma consulta pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo disponível para Android e IOS.

    As consultas ao último lote estão disponíveis desde o dia 23 de setembro de 2022. Também é possível consultar os lotes residuais de anos anteriores, que são aquelas pessoas que caíram na malha fina, mas que já se acertaram com a Receita.

    Os lotes anteriores foram pagos nas seguintes datas:

    • 1º lote: 31 de maio;
    • 2º lote: 30 de junho;
    • 3º lote: 29 de julho;
    • 4º lote: 31 de agosto.
  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 29 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto.
  • Não recebeu a restituição? Veja os motivos

    Alguns motivos podem levar você a não receber a restituição devida. Se você tem direito ao valor e não recebeu em nenhum dos cinco lotes que já foram pagos, é necessário ficar atento aos motivos que podem ter levado isso a acontecer:

    • Sem valor a ser restituído: apenas quem pagou imposto a mais tem direito a restituição. Isso geralmente acontece quando o imposto é recolhido direto na fonte e há uma cobrança extra. Se não é o seu caso, nenhum valor será devolvido;
    • Não foi cadastrada conta própria: no momento de preencher sua declaração de imposto de renda, é necessário informar a conta na qual será creditado o valor. Porém, a transferência ocorre apenas em nome do próprio titular. Se você cadastrou a conta de outra pessoa, certamente esse é o motivo para o valor não ter sido creditado;
    • Dados incorretos da conta: se você preencheu o número da agência ou número da conta errada, o valor não tem como ser creditado;
    • Motivos técnicos: a transferência ocorre entre o Banco do Brasil e seu banco. Alguns motivos técnicos podem levar a erro na transferência, fazendo com que o dinheiro volte para a Receita Federal.
  • Sem valor a ser restituído: apenas quem pagou imposto a mais tem direito a restituição. Isso geralmente acontece quando o imposto é recolhido direto na fonte e há uma cobrança extra. Se não é o seu caso, nenhum valor será devolvido;
  • Não foi cadastrada conta própria: no momento de preencher sua declaração de imposto de renda, é necessário informar a conta na qual será creditado o valor. Porém, a transferência ocorre apenas em nome do próprio titular. Se você cadastrou a conta de outra pessoa, certamente esse é o motivo para o valor não ter sido creditado;
  • Dados incorretos da conta: se você preencheu o número da agência ou número da conta errada, o valor não tem como ser creditado;
  • Motivos técnicos: a transferência ocorre entre o Banco do Brasil e seu banco. Alguns motivos técnicos podem levar a erro na transferência, fazendo com que o dinheiro volte para a Receita Federal.
  • Além dessas situações, é possível que você tenha caído na malha fina. Nesse caso, você será notificado pela Receita Federal.

    Como solucionar o problema?

    Caso você tenha direito à restituição e o dinheiro não caiu na sua conta, os valores ficaram disponíveis para resgate no Banco do Brasil pelo período de um ano. Se aconteceu com você, basta reagendar o crédito pelo Portal BB.

    Se preferir, entre em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

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